Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 42
-
Problemas de linguagem: sua interferência na alfabetização
(2007-10-22)O presente trabalho analisa os distúrbios de linguagem e sua interferência na alfabetização. A pesquisa, de cunho bibliográfico, oferece reflexões em torno da criança e os problemas que esta enfrenta por ocasião de algum ... -
O processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
(2007-11-24)A escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém ... -
O papel da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidades especiais
(2007-11-23)Este artigo busca discutir o papel da família e da escola na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, partindo da concepção de que a família se constitui como a principal instituição responsável pelas ... -
Formação continuada de professores para a inclusão: cursos de capacitação e a prática docente
(2007-11-23)Esse artigo pretende refletir e analisar as representações que os professores têm sobre os cursos de capacitação e sua influência na prática docente e como o educador pode oportunizar através de uma educação de real qualidade ... -
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
(2007-11-23)O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física
(2007-11-06)Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício ... -
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
(2007-11-24)A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a ... -
Alteridade deficiente: o processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja - RS
(2007-11-24)Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a alteridade deficiente na busca do processo de inclusão do sujeito deficiente físico na rede estadual de ensino no município de São Borja, Rio Grande do Sul-RS. Para tanto, são ... -
Deficiência mental em sala de aula e a expectativa da família em relação ao seu filho
(2007)Trata-se o presente de um artigo monográfico, decorrente de pesquisa em especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – e propõe-se a apresentar a importância da inclusão de alunos com deficiência ... -
Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
(2007)Esta pesquisa objetiva discutir a questão da dislexia, enfocando suas definições, procurando descrever as causas, as características principais e evolução dos transtornos de leitura, bem como avaliar o papel da família e ... -
O trabalho da professora da SADA e a inclusão
(2007-10)O presente artigo procurou identificar as estratégias utilizadas pela professora da SADA (Sala de Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem) que visam auxiliar a aprendizagem de um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit ... -
Uma possibilidade de inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007-10-22)Esta pesquisa objetivou, investigar e constatar, a real situação das escolas municipais da área urbana de São Borja, em relação ao processo ensinoaprendizagem dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A ... -
A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo
(2007)Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo ... -
Dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e impulsividade - TDAH
(2007-12-01)O presente estudo abordou o tema - Dificuldades de Aprendizagem escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Impulsividade - TDAH, desenvolvendo a pesquisa a partir de um estudo de caso numa ... -
O mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência
(2007)O presente é o relato de uma pesquisa em nível de especialização - Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo - que se propõe a apresentar uma reflexão sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, no ... -
O mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência
(2007)O presente é o relato de uma pesquisa em nível de especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – que se propõe a apresentar uma reflexão sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, no ... -
A educação física como ferramenta de inclusão de crianças com déficit cognitivo
(2007)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem por tema principal evidenciar a importância que a Educação Física exerce no trabalho com crianças com déficit cognitivo nos anos iniciais do ... -
Leitura e escrita: dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)A presente pesquisa tem por objetivo verificar quais os fatores subjacentes às dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita e buscar alternativas metodológicas para o enfrentamento das mesmas e despertar nos professores ... -
Pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho
(2007)O presente artigo versa sobre pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho e tem por objetivo analisar as representações construídas acerca da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, bem como a aceitação ... -
Lúdico no contexto da sala de aula
(2007)Ao constatar a ausência de motivação e uma grande lacuna de aprendizagem com índices elevados de reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhar na segunda série com alunos apresentando dificuldades de ...