Browsing Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos by Title
Now showing items 33-42 of 42
-
O papel da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidades especiais
(2007-11-23)Este artigo busca discutir o papel da família e da escola na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, partindo da concepção de que a família se constitui como a principal instituição responsável pelas ... -
Pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho
(2007)O presente artigo versa sobre pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho e tem por objetivo analisar as representações construídas acerca da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, bem como a aceitação ... -
Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS
(2007-10-22)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de ... -
Uma possibilidade de inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007-10-22)Esta pesquisa objetivou, investigar e constatar, a real situação das escolas municipais da área urbana de São Borja, em relação ao processo ensinoaprendizagem dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A ... -
Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
(2007)Esta pesquisa objetiva discutir a questão da dislexia, enfocando suas definições, procurando descrever as causas, as características principais e evolução dos transtornos de leitura, bem como avaliar o papel da família e ... -
Problemas de linguagem: sua interferência na alfabetização
(2007-10-22)O presente trabalho analisa os distúrbios de linguagem e sua interferência na alfabetização. A pesquisa, de cunho bibliográfico, oferece reflexões em torno da criança e os problemas que esta enfrenta por ocasião de algum ... -
O processo de inclusão de alunos com déficit cognitivo nos anos iniciais do ensino fundamental
(2007)A escola tem como papel fundamental, desenvolver as potencialidades de seus educandos, incentivando o senso crítico, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, vinculada à liberdade ... -
O processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
(2007-11-24)A escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém ... -
O projeto político pedagógico e a inclusão de alunos surdos
(2007-12-01)O artigo apresenta algumas reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico de uma escola com classe especial para surdos. O trabalho analisa a proposta de educação apresentada para os alunos surdos incluídos em sua relação ... -
O trabalho da professora da SADA e a inclusão
(2007-10)O presente artigo procurou identificar as estratégias utilizadas pela professora da SADA (Sala de Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem) que visam auxiliar a aprendizagem de um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit ...