Navegação Tese de Doutorado por orientadores "Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Base Nacional Comum Curricular e as ciências da natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
(2023-06-30)Compreender os processos de elaboração de uma política pública educacional e como ela atende aos objetivos propostos é de suma relevância ao entender-se necessária uma educação comprometida com o letramento enquanto ... -
A política de Accountability na educação básica e os efeitos da avaliação externa no ensino e na gestão escolar: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2019-06-17)As políticas neoliberais têm sido caracterizadas pela promoção de mecanismos de mercado no Estado, promovendo privatizações e competições entre serviços e empresas baseadas em princípios gestacionais preocupados com as ... -
Demandas e dilemas da prática como componente curricular na formação de professores de biologia
(2019-07-12)As sucessivas mudanças na formação de professores no Brasil, em especial aquelas ocorridas nas últimas décadas, perpassaram o modelo “3+1”, chegando na proposição atual que vem sendo construída, a partir da Lei 9.394/96 ... -
Os reflexos da aplicação do planejamento interdisciplinar no ensino de ciências no 1º ciclo de alfabetização
(2015-06-24)O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições da aplicação de um planejamento com temáticas de Ciências num formato interdisciplinar da prática do professor ao desempenho dos alunos. A amostra foi composta ... -
As condições de trabalho dos professores de ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
(2023-09-15)Teorizar sobre as condições de trabalho dos professores consiste em um tema central ao pensar a educação escolar de crianças e adolescentes. Assunto significativo não somente ao trabalhador da educação, mas para a sociedade ... -
O uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativa
(2015-02-10)A complexidade inerente ao desenvolvimento de um novo ser, principalmente quando aliada à falta de recursos didático-pedagógicos, torna, muitas vezes, o processo de ensino-aprendizagem, na área de Embriologia Humana, árduo ... -
As tipologias dos estudantes brasileiros em relação ao interesse em ciências e tecnologia: uma análise baseada nos projetos Rose e Barômetro Brasil
(2019-02-27)O ensino de ciências e o currículo escolar têm sido fundamentados naquilo que se acredita, consenso ou não, que os estudantes devam aprender, negligenciando muitas vezes aquilo que os alunos desejam aprender. Não é o caso ... -
A prática como componente curricular em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
(2022-08-30)A Prática como componente curricular (PCC) é um componente introduzido na carga horária dos cursos de formação de professores com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2002 com o intuito de promover a articulação ... -
A preferência dos jovens brasileiros pela disciplina ciências: interesse absoluto x interesse relativo
(2022-03-22)As pesquisas em ensino de ciências têm demonstrado um crescente desinteresse dos jovens pelas disciplinas científicas ao longo da escolarização. Além disso, o interesse por seguir carreiras ou prosseguir estudos acadêmicos ...