Concepção de um modelo de negócios para o desempenho competitivo do final da vida útil de sistemas fotovoltaicos
Resumo
O mercado de energia solar experimentou um crescimento recorde nos últimos anos em todo o mundo. Consequentemente, o número de equipamentos fotovoltaicos sendo fabricados e instalados cresce na mesma proporção. Tais equipamentos, com o passar dos anos, se aproximam do seu final de vida útil (End-of-life, EoL). A sustentabilidade da tecnologia fotovoltaica é colocada em pauta quando se evidencia o EoL FV, visto que o mesmo é encontrado com uma lacuna em todo o mundo. Essa temática carece de estudos e discussões e é evidenciado como um segmento com grande potencial de desenvolvimento. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo, portanto, criar, entregar e compartilhar valor ao EoL FV através do desenvolvimento de um modelo de negócios. Como objetivos específicos, esse estudo traz em primeiro plano a contextualização dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que impulsionam a competitividade no EoL FV, a fim de preencher a lacuna existente no EoL FV. Em segundo plano, o mapeamento do relacionamento entre o EoL FV e seus agentes na cadeia de valor. Em terceiro plano, a tomada de opinião com agentes do setor acerca do EoL FV, através de uma análise estatística de conteúdo. Por fim, propor um modelo de negócios, através do Business Model Canvas (BMC) para obter êxito e alcançar os resultados esperados quanto à sustentabilidade e competitividade do setor, para isso aplicar-se-á a técnica do Minimum Viable Product (MVP) sobre do modelo de negócios.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: