Inteligência emocional nas relações de trabalho: o caso de uma instituição de ensino superior
Fecha
2007Autor
Minato, Elaide Teresinha Hundertmarck
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Este artigo aborda aspectos relacionados às mudanças e transformações
enfrentadas pelas organizações no mundo do trabalho nas últimas décadas.
Atualmente, tem-se observado o crescimento das exigências por um trabalho
competente e o quanto as pessoas esforçam-se para atender tais expectativas,
o que potencializa a importância da competência emocional, e suas
decorrências para o relacionamento no ambiente de trabalho, ciente da grande
importância dada à Inteligência Emocional na realização de qualquer atividade
e, em especial, nas relações em uma instituição pública de ensino superior.
Buscou-se identificar a importância atribuída pelas pessoas à inteligência
emocional no trabalho no cotidiano dos Servidores Técnicos Administrativos da
Universidade Federal de Santa Maria. Participaram da pesquisa 23 servidores
matriculados no Curso de Capacitação em Relações de Trabalho e
Desenvolvimento Pessoal, realizado no período de setembro à dezembro de
2006, no Centro de Ciências da Saúde dessa Universidade. O instrumento de
pesquisa constituído de perguntas abertas e questionário estruturado indicou
que os entrevistados apresentam Inteligência Emocional desenvolvida e
conceituam: competência como realizar as tarefas da melhor maneira
possível, cumprir com os compromissos, ter responsabilidade e dedicação,
procurando mantê-los integrados no grupo; qualidade como trabalhar
eficientemente em um ambiente onde todos possam interagir e atender às
necessidades e expectativas das pessoas para as quais trabalham e
realização profissional como obter novos conhecimentos, ter o seu esforço
reconhecido, através da comunicação e atenção por parte de colegas e
superiores; fazer o que gosta, envolver as pessoas com motivação,
proporcionando novos desafios.
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