A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
Abstract
Este estudo faz uma abordagem sobre a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Justifica-se para tanto, investigar as influências positivas que os jogos e as brincadeiras exercem na aprendizagem da criança, principalmente, respaldando-se nas concepções de um dos teóricos sobre a aprendizagem infantil: Lev Semenovich Vygotsky (1998), que entre outros estudiosos, destacam a necessidade das atividades lúdicas estarem presentes nas fases do desenvolvimento e da aprendizagem dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Neste sentido, esta investigação tem por objetivo analisar e discutir o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos na educação. Para isto busca analisar a constituição e a emergência do jogo e o papel do brinquedo no contexto da Gestão Escolar priorizando o cuidar e o educar, principalmente na Educação Infantil. No tema em estudo trabalhou-se com a contribuição Andrade (1995), Freire (2006), Kishimoto (2000), Lopes (1999), Negrine (1995), Oliveira (1993), Soares (2002), Santos (1997), Vygotsky (1998), dentre outros especialistas. O procedimento metodológico caracterizou-se por uma revisão bibliográfica à luz dos referenciais citados. Defende-se nesse estudo uma metodologia em que o brincar é uma forma privilegiada de aprendizagem, levando a concluir sobre a importância e sua aplicabilidade no contexto escolar. Destacamos os aspectos psicológicos e sociais da criança, pois é através da brincadeira que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]