A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumen
Esta pesquisa foi desenvolvida, na Universidade Federal de Santa Maria no curso de
Especialização em Geociências, intitulada como “A Geografia nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental”, procurou fazer um estudo para entender e esclarecer como
ocorrem os processos que estão envolvidos com essa temática. Através da análise de
documentos como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Padrão Referencial de
Currículo (PRC), de entrevistas com professores de Anos Iniciais, Coordenadores de
curso de Pedagogia, professores do curso de Pedagogia que dão aula de conteúdos
geográficos e chefes de departamento do curso de Pedagogia e de bibliografias que
abordam o tema da pesquisa. Com a análise dos dados obtidos podem-se fazer
algumas considerações sobre esse processo. Os documentos PCNs e PRC trazem
objetivos muito semelhantes para o ensino de geografia para os Anos Iniciais do Ensino
Fundamental mostrando-se preocupado com a formação humana do aluno, já os
professores de Anos Iniciais querem passar para o seu aluno informações sobre mundo
que os cerca. Os cursos de Pedagogia da UFSM preparam os professores para que
eles saibam como dar uma boa aula abordando temas de qualquer ciência e os
profissionais de geografia preocupam-se em fazer com que a criança perceba a
importância de se ter aulas de geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para
que essa criança desenvolva-se como um ser humano crítico e consciente de seu real
papel na relação homem-natureza.
Colecciones
- Geociências [20]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: