Avaliação para as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Maria
Visualizar/ Abrir
Data
2023-01-13Primeiro membro da banca
Lunardi, Raquel
Segundo membro da banca
Lisboa Filho, Flavi Ferreira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), da Linha de Pesquisa “Políticas e
Gestão da Educação Básica e Superior”, vinculada ao conjunto de produções do projeto de pesquisa
guarda-chuva “Políticas Públicas e gestão educacional: a pesquisa acadêmica e profissional em
educação implicada com a Educação Básica e/ou Superior”, desenvolvido pelo grupo de Estudos e
Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional REDES/UFSM. Aborda a temática da avaliação da
extensão universitária a partir do seguinte problema: como avaliar as ações de extensão
desenvolvidas na UFSM-RS? Definiu-se por objetivo geral compreender o processo de avaliação das
ações de extensão universitária na UFSM e, em específico, priorizou-se: construir o estado do
conhecimento a respeito da avaliação da extensão universitária, analisar os marcos teóricos legais da
extensão universitária no contexto nacional e local, investigar como se constituem as ações de
extensão desenvolvidas na UFSM e propor Diretrizes para avaliação da extensão universitária nessa
instituição. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, pois busca encontrar complementaridade e
enriquecimento no caminho metodológico e se constitui como uma pesquisa implicada no contexto da
educação superior na UFSM. Além disso, caracteriza-se pela escolha metodológica do estudo de
caso, englobando uma abrangente variedade de evidências (YIN, 2001). Para realização, utilizou-se
como técnicas de pesquisa o estado do conhecimento, a pesquisa documental de legislações a
respeito da extensão universitária no contexto nacional e local, além de questionário on-line com
perguntas abertas e fechadas com os sujeitos da pesquisa, estudantes da UFSM e coordenadores de
cursos de graduação da UFSM. Como método de análise, embasou-se na análise de conteúdo
(BARDIN, 2011). Evidenciou-se, na análise, a partir dos achados nos questionários entrecruzados
com os referenciais teóricos e documentos legais, as seguintes categorias e subcategorias que se
relacionam à temática da avaliação da extensão universitária: Política de Gestão (regulamentos
institucionais, concepção e valorização da extensão universitária; Infraestrutura: estrutura física e
operacional, sistemas informacionais e acessibilidade das informações); Relação UniversidadeSociedade (escuta da comunidade e impacto social); Plano Acadêmico (curricularização da extensão;
articulação extensão, ensino e pesquisa, impacto na formação do estudante e participação nas ações
de extensão); e Produção Acadêmica (formação em extensão, divulgação de resultado das ações e
registro institucional das ações). De forma geral, constatou-se que a avaliação da extensão
universitária é um desafio para a gestão das universidades. Percebeu-se que a temática da avaliação
da extensão é reconhecida pelos grupos participantes, porém são necessários avanços no sentido de
práticas consolidadas e regulamentos institucionais sobre o tema, o que corrobora com as
constatações obtidas através da investigação de documentos institucionais e referenciais teóricos. O
produto educacional resultante é uma Minuta de Resolução que estabelece as Diretrizes para a
Avaliação da Extensão Universitária no âmbito da UFSM-RS, que tem por finalidade contribuir com o
atendimento dos dispositivos legais e institucionais que trazem a avaliação da extensão como parte
do fazer extensionista nas universidades. Por fim, afirma-se que o produto poderá contribuir para o
estabelecimento de procedimentos de avaliação da extensão, no contexto da UFSM, assim como
contribuir de forma global para a valorização da extensão universitária.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: