Ludicidade, artesanias pedagógicas e ambiências bioecológicas produzindo a educadora infantil artífice do seu ofício
Fecha
2023-04-28Primeiro membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Segundo membro da banca
Schmidt , Magda
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 1 - “Docência, saberes e desenvolvimento
profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) - Curso de Mestrado em Educação. Apresenta como questão principal da
pesquisa: De que modo a educadora infantil vai se reinventando no processo de educar como
artífice do seu ofício e por meio da ludicidade, artesanias pedagógicas e ambiências
bioecológicas exploratórias? O Paradigma e o Modelo Bioecológico PPCT (Processo-PessoaContexto-Tempo), proposto por Bronfenbrenner e Morris (1998), auxiliou à construção
epistemológica e conceitual da pessoa em desenvolvimento, estruturando à abordagem
autobiográfica da educadora infantil e à concepção da Educação Infantil, com ênfase na
educação de bebês e crianças bem pequenas. Referente ao processo metodológico, a pesquisa
abrangeu a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), contribuindo para o corpus teórico da
pesquisa e agregando o escopo atual da questão em trabalhos acadêmicos (dissertações e teses)
sobre a formação continuada do professor de Educação Infantil. Em um segundo momento, o
estudo documental projetou-se no macrossistema cultural e nas políticas públicas voltadas à
Educação Infantil (abrangendo a Base Nacional Curricular Comum – BNCC EI) e, da mesma
forma, transparecer as singularidades culturais do cenário do estudo e seus protagonistas. A
configuração teórico-conceitual articula: o Paradigma/Modelo e a Bioecologia do
Desenvolvimento Humano, proposta por Urie Bronfenbrenner; a educadora infantil, artífice do
seu ofício, a partir de Richard Sennett, Andrea Alliaud e Paulo Freire. Ampliando a
especificidade da Educação Infantil, na perspectiva do estímulo ao crescimento autônomo da
criança, Emmi Pikler, respeitando o desenvolvimento natural das habilidades físicas,
psicológicas e sociais; e, por fim, a abordagem do brincar heurístico para o trabalho com
crianças pequenas, proposto por Elinor Violet Goldschmied, tratando-se de método
diferenciado para a planificação de atividades para crianças na primeira Infância. A Escrita
dissertativa caracteriza-se como narrativa de si, aproximando-se da pesquisa (auto) biográfica.
O falar de si por meio de recordações-referências, simboliza o que a autora compreende como
elementos constitutivos da sua (auto)formação, deixando à mostra as imagens das ambiências
protagonizadas pelas crianças. As ambiências bioecológicas exploratórias promoveram os
processos relacionais com o meio ambiente, com a cultura e com a história, iniciando muito
antes da exploração do espaço pela criança. Inicia no planejamento das ideias a partir do
observado nos processos já vivenciados, a seleção dos materiais e as possibilidades organizadas
com a sensibilidade da educadora e na troca que ela tem com seus pares, ao dialogar sobre as
possibilidades e ganhos exploratórios e sensoriais. Antes de conceber uma ambiência, toma-se
os eixos e códigos nos referenciais; escolhe-se ao melhores espaços - se externos ou internos;
estuda-se as melhores estratégias à exploração do grupo, pois são as crianças que realmente
protagonizam a ambiência bioecológica, interagindo ludicamente. Essas vivências de
aprendizagens são únicas e imprevisíveis, sendo que com as crianças, o mágico existe, e nisso
consiste a autorrealização profissional na Educação Infantil.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: