dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Schitz, Marcelo de Lima | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T15:04:17Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T15:04:17Z | |
dc.date.issued | 2005-12-22 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28963 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present work is placed in the research line of the Human Movement Pedagogy
department, pertaining to the specialization course of the Stricto Sensu Program in Human
Movement Science and Research of the Federal University of Santa Maria. Primordially this
study was a way to give voice to the capoeira teachers, without distinguishing them in
relation to their degree or level of importance. The pedagogical knowledge of these teachers,
through their speak during the classes, prove that they contemplate the following aspects:
affectivity, solidarity, respect for the next one, self confidence, exercise of the moral
judgement capacity, technical performance in the ginga and other capoeira's movements,
balance and force as motor dexterities, and emphasis in sociability and interpersonal relations.
As these are fundamental questions in the learning process, they deserve prominence in this
work. The main goal consisted in perceiving how they used to perform their work with
capoeira. The qualitative approach was choosen as metodology, because it provided a bigger
proximity with the sample population of this research. And the interview as an instrument of
data collection consecrated the importance of its contents, allowing academic and capoeira's
sympathetical people to increase their vision and knowledge about it. Besides, the capoeira
teachers, as they expose their way of thinking about the interview topics, could have the
chance to know theirselves better as teachers. The conclusion states that capoeira has a
considerable educacional potential in all the aspects of learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Capoeira | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Dimensões da aprendizagem | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Learning dimensions | eng |
dc.title | A prática da capoeira nos grupos da cidade de Santa Maria - RS: dimensões trabalhadas | por |
dc.title.alternative | The practice of capoeira in Santa Maria city (RS) groups: dimensions worked | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa do núcleo de Pedagogia do Movimento
Humano, pertencente ao curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Ciência
e Pesquisa do Movimento Humano, da Universidade Federal de Santa Maria.
Primordialmente este estudo foi uma forma encontrada para dar voz aos professores de
capoeira, sem distingui-los em relação a grau ou nível de importância às suas falas. O
conhecimento pedagógico destes professores, através das falas, mostra que contemplam em
suas aulas os seguintes aspectos: afetividade, solidariedade, respeito pelo próximo,
autoconfiança, exercício da capacidade de julgamento moral, desempenho técnico na ginga e
demais movimentos, equilíbrio e força como destrezas motoras, e a ênfase na sociabilidade e
relações interpessoais. Como são questões fundamentais e imbricadas no processo de
aprendizagem, mereceram destaque para o foco do trabalho. O objetivo consistiu em perceber
como estavam realizando o trabalho com a capoeira. Como metodologia empregou-se a
abordagem qualitativa, pois permitiria uma maior proximidade com a população foco da
pesquisa. E a entrevista como instrumento de coleta de dados consagrou a importância de suas
declarações, permitindo que os acadêmicos e interessados na capoeira ampliem sua visão
sobre ela. Assim que também os professores de capoeira, ao exporem suas formas de pensar
sobre os tópicos relacionados na entrevista, se permitam reconhecerem-se como educadores.
A conclusão apresenta a capoeira como um potencial educativo para todos os aspectos da
aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |