Formação acadêmica de enfermagem para atuação em urgência e emergência
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Data
2023-03-31Primeiro coorientador
Ilha, Silomar
Primeiro membro da banca
Cogo, Silvana Bastos
Segundo membro da banca
Martini, Jussara Gue
Terceiro membro da banca
Marin, Sandra Mara
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Considerando a importância da urgência e emergência na formação acadêmica de enfermagem,
tanto para atuação assistencial quanto para atuação como educador em saúde, evidencia-se a
necessidade de construir projetos pedagógicos curriculares que contenham bases filosóficas,
conceituais, políticas e metodológicas que estimulem suas habilidades. Assim, tem-se objetivo
geral: conhecer o processo de formação acadêmica de nos cursos de graduação em enfermagem em
relação à urgência e emergência, e como objetivos específicos: identificar os conteúdos de urgência
e emergência desenvolvidos nos cursos de graduação em enfermagem e descrever como esses
conteúdos são desenvolvidos, e conhecer a percepção dos docentes em relação ao ensino de
urgência e emergência nos cursos de graduação em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa
exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida em duas etapas: documental e
pesquisa de campo. O cenário constituiu-se pelos cursos de graduação em enfermagem das
instituições de ensino superior cujos projetos pedagógicos curriculares são de acesso público ou que
os foram fornecidos. Participaram da pesquisa 11 instituições de ensino superior e docentes. Na
etapa documental foram analisados os projetos pedagógicos curriculares dos cursos de enfermagem.
Na segunda etapa, após a identificação dos cursos com disciplinas/conteúdos de urgência e
emergência, foram realizados convites às instituições para participação no estudo e solicitação de
indicações de docentes que ministrassem essas disciplinas/conteúdos. Após o recebimento das
autorizações institucionais das instituições, foram realizados convites aos docentes das disciplinas
sobre urgência e emergência para a realização de entrevistas semiestruturadas em formato virtual.
A coleta de dados das etapas foi de setembro de 2020 até fevereiro de 2021 e de junho a outubro de
2022, respectivamente. Os dados das duas etapas foram submetidos à Análise de Conteúdo de
Bardin e para operacionalizar essa etapa, foi utilizado o Software ATLAS.ti 22.1. Foram respeitados
os preceitos éticos descritos na Resolução nº 466/ 2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde
e disposto no Ofício Circular nº 2/2021 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. De acordo
com os docentes, os discentes saem da formação acadêmica em enfermagem preparados para
atuarem tanto na assistência quanto na educação em urgência e emergência. Estes, buscam ministrar
as aulas com conteúdos atualizados, adaptando-os à realidade dos discentes e utilizando diversos
métodos de ensino para desenvolver um processo de ensino e aprendizagem significativo. Em
relação às disciplinas, observou-se que os cursos com maior carga horária dispunham de conteúdos
além dos referentes ao tema. Evidenciou-se a necessidade de utilização de diferentes metodologias
de ensino, ou seja, da diversificação metodológica no processo de ensino e aprendizagem. Nas aulas
teóricas a metodologia mais utilizada foi a aula expositiva dialogada e nas aulas práticas foi
evidenciado o uso de metodologias ativas, com destaque para as simulações. A pandemia se
mostrou como um período difícil no qual as instituições de ensino superior, docentes e discentes
precisaram se reorganizar para manter as aulas, sendo necessária a utilização de tecnologias digitais.
Embora tenha sido um desafio para todos os envolvidos, ela trouxe experiências positivas ao
possibilitar a conservação das relações interpessoais, mesmo durante o período de isolamento.
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