Framework para gamificação de ambiente virtual de aprendizagem corporativo utilizando técnicas de minimização do gaming the system
View/ Open
Date
2023-03-31Author
Oliveira, Paulo Henrique de Souza
Primeiro membro da banca
Krassmann, Aliane Loureiro
Segundo membro da banca
Petri, Giani
Metadata
Show full item recordAbstract
A gamificação está gradativamente se consolidando como uma ferramenta de engajamento no
meio acadêmico, no entanto, o ambiente corporativo tem percebido o potencial dessa
abordagem já a bastante tempo, mesmo sem atribuir a nomenclatura diretamente associada a
jogos. No que se refere a ambientes virtuais de formação e qualificação de recursos humanos,
há muita dificuldade em definir requisitos de gamificação capazes de motivar esse público e,
para além disso, prever e tratar comportamentos indesejados, conhecidos como “gaming the
system”, frequentes nesse tipo de formação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um
arcabouço sobre gamificação de ambientes virtuais de aprendizagem na educação corporativa,
considerando o comportamento do usuário, com o propósito de definir um framework
específico, adaptando as 7 dimensões do modelo 5W2H a fim de orientar a gamificação
nesses ambientes, visando garantir a satisfação e o êxito do usuário de forma modular e
adaptativa a diferentes contextos. Ao final, é apresentado um estudo de caso, onde o
framework é utilizado em um contexto real. Nele, detalham-se as etapas do processo com foco
na implementação, onde são apresentadas as ferramentas utilizadas e os subprodutos obtidos a
partir da aplicação. Foi possível perceber os benefícios do uso de técnicas padronizadas de
desenvolvimento para a realização de um projeto, tanto no resultado obtido quanto na
documentação gerada, que proporciona facilidade de reprodução e manutenção do produto
final.
Collections
The following license files are associated with this item: