Autoridade docente em tempos de pós-verdade
View/ Open
Date
2023-01-30Primeiro coorientador
Kronbauer, Luiz Gilberto
Primeiro membro da banca
Rosa, Geraldo Antônio da
Segundo membro da banca
Hammes, Lúcio Jorge
Terceiro membro da banca
Ferrão, Iara da Silva
Quarto membro da banca
Della Méa, Liliane Gontan Timm
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese se insere na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional
(LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. O intuito do trabalho visa contribuir com a prática docente, identificando as
influências do ambiente da pós-verdade que estamos vivendo na autoridade docente, ou seja,
no fazer dos professores. Procura-se compreender a autoridade docente e como ela se coloca
neste tempo de Fake News, de verdades pré-fabricadas, em que as pessoas querem acreditar em
algo sem preocupação alguma com a sua legitimidade. Para tanto, buscou-se responder ao
seguinte problema de pesquisa: em que medida a pós-verdade interfere na autoridade docente
e se ela tem influxo particularmente no fazer dos educadores e na educação.
Metodologicamente, o estudo tem caráter bibliográfico e fundamenta-se em uma abordagem
qualitativa na perspectiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (2015) e nas
reflexões de Hannah Arendt (1992). Outros autores contemporâneos referendam as discussões
sobre pós-verdade e as fake News, entre eles: Dunker (2017), D’ancona (2019), Keyes (2018)
e Santella (2019). De forma específica, busca investigar qual o conceito de autoridade (docente)
é possível vislumbrar a partir do pensamento de Hannah Arendt e Hans-Georg Gadamer,
notadamente a partir das noções de responsabilidade e reconhecimento. Além disso, evidenciar
a relação e as consequências entre autoridade docente e pós-verdade, procurando identificar
como a compreensão de autoridade proposta por Arendt e Gadamer pode contribuir com o
processo formativo docente para além da concepção vigente. Sustenta-se a tese de que a
degradação social da verdade, proposta indiretamente pela pós-verdade, afeta diretamente
alguns espaços da sociedade, como a política, e de modo particular na educação, pois, quando
a verdade se esvai ameaça-se o futuro dos que chegam ao mundo. Dessa maneira, fica evidente
que a crise da autoridade docente tem relação direta com a crise política que aflige a sociedade,
pois governos autoritários e conservadores tendem a descredibilizar o fazer docente, posto
saberem que a autoridade docente fortalece o senso crítico dos estudantes, tornando-os atentos
às demandas do tempo presente, criando autoconsciência do passado e uma visão de futuro que
pode oportunizar um passo adiante na construção da história. Dessa forma, ampliar a percepção
de que as relações vão para além de sentimentos e das percepções individuais diz respeito a um
pertencimento a um grupo de pessoas reais que precisa se fortalecer mutuamente para fazer
frente a um tempo que relativiza as questões mais elementares da educação. Isso porque o que
está em jogo é o próprio ser humano, suas relações e as decisões diante dos novos desafios do
tempo presente.
Collections
The following license files are associated with this item: