As políticas públicas educacionais para educação do campo: o caso de escolas em assentamentos de reforma agrária do município de Santana do Livramento/RS
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Fecha
2023-06-19Primeiro coorientador
De David, Cesar
Primeiro membro da banca
Tybusch, Jerônimo Siqueira
Segundo membro da banca
Medeiros, Liziany Müller
Terceiro membro da banca
Germani, Alessandra Regina Müller
Quarto membro da banca
Bunde, Altacir
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Investigar como e se as Políticas Públicas Educacionais voltadas para a Educação do Campo são efetivadas em escolas municipais, situadas dentro de assentamentos de reforma agrária do município gaúcho de Santana do Livramento, ou que atendam as populações dos mesmos foi o objetivo da tese que se apresenta. As discussões e deliberações sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação do Campo, no presente estudo foram delimitadas a partir da primeira conferência por uma Educação do Campo ocorrida em 1998 na cidade de Luziânia GO. Este espaço temporal foi necessário para o entendimento de como essas Diretrizes vem sendo praticadas desde então, nas Escolas do Campo pesquisadas. O método utilizado no estudo foi pautado no ciclo de políticas e em análises qualitativas a partir dos dados evidenciados pelos diversos instrumentos aqui utilizados. Isso possibilitou averiguar quais os agentes públicos envolvidos, quais os papéis desempenhados por cada um(a) diante das diretrizes curriculares específicas e se de fato estas são praticadas no dia a dia escolar, entendendo também as dificuldades em praticá-las e qual(is) a(as) responsabilidade(s) de cada um(a) neste cenário educacional. Também foi possível verificar os fatores externos à atuação das políticas públicas, tais como modelos de desenvolvimento rural destes locais, fortemente marcados pela concentração de terras no passado, bem como, as disputas e investidas pelo capital no território da Educação do Campo na atualidade, tensionamentos estes que continuam alimentando as lutas pelo direito de uma educação básica de qualidade do e no campo.
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