A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
Resumen
A cidade de Santa Maria/RS é sede da Universidade Federal de Santa Maria,
instituição que oferece oportunidade aos adolescentes e jovens da cidade e região a buscarem
uma vaga no ensino superior. Nesse sentido há uma forte ação das escolas desta cidade no
sentido de impulsionar os estudantes à obtenção de vagas no ensino superior público, de
forma que muitas destas instituições substituem os currículos escolares pelos roteiros
programáticos referentes aos programas de ingresso oferecidos pela Universidade. A inserção
destes currículos nas escolas pode acarretar modificações no modo de trabalho dos
professores, portanto, o intuito desta pesquisa foi verificar possíveis alterações na atuação da
classe docente da disciplina de Química em relação à utilização destes currículos. Esta
pesquisa apresenta como metodologia o estudo de caso por tratar-se de um fenômeno
específico de ocorrência acentuada e expressiva na cidade de Santa Maria/RS. Cinco
professores atuantes em escolas públicas do município de Santa Maria/RS foram
entrevistados. A partir destas falas foram encontradas quatro categorias que representam a
influência do currículo do PEIES na atuação docente destes professores. As categorias
encontradas foram: Inserção do Programa do PEIES nas escolas; Impacto do PEIES no
processo de ensino-aprendizagem; Visão sobre a influência do PEIES na escola; e A docência
após a inserção do PEIES. Através destas foi possível identificar alguns pontos de influência
deste programa no trabalho docente, como falta de tempo para abordagem dos conteúdos,
limitação às aulas expositivas e despreocupação com a aprendizagem visando somente à
avaliação do PEIES.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]