A produção de práticas de liberdade na escola como atividade militante do professor
View/ Open
Date
2023-04-26Primeiro membro da banca
Lockmann, Kamila
Segundo membro da banca
Gallo, Silvio
Terceiro membro da banca
Menezes, Eliana de
Quarto membro da banca
Oliveira, Marilda de
Metadata
Show full item recordAbstract
A defesa da escola, sobretudo, a pública, como um espaço que pode e deve produzir sujeitos, que na relação ética consigo e com o outro, vivam de maneira mais livre, é a tese desenvolvida nesta pesquisa, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença. Por meio das experiências de uma professora que já não acredita que pode mudar o mundo, mas sabe que pode - e deve - mudar a si, buscou-se realizar um diagnóstico do presente para pensar e problematizar a educação escolar. Com esse movimento metodológico, inspirado na anarqueologia, de Michel Foucault, as práticas discursivas que produzem a relação com a docência em Educação Especial, foram condições de exercício analítico. Com essa proposta de materialidade de pesquisa, composta pela atuação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes, foi delimitado o olhar analítico e o desafio de pensar a escrita da tese, como a escrita de si, em Foucault. Com o objetivo central de mostrar as possibilidades de produção de práticas de liberdade, como uma atividade militante do professor, no encontro com a diferença no espaço comum da escola pública, pretendeu-se apontar que, na relação do sujeito com ele mesmo, pode-se defender a escola como espaço heterotópico. Assim, foram apresentadas partes de documentos, em pareceres, relatórios e planos de ação/ensino, elaborados na função de professora de Educação Especial, em uma escola pública de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Uma professora de Educação Especial na escola comum, que aposta na possibilidade de estar nesse espaço, como resistência à necessidade da avaliação, classificação, normalização e correção. Assim, com esse escopo empírico, a intenção foi defender a produção de sujeitos mais livres, mais encantados e mais éticos. E por meio da escrita da tese como uma escrita de si em Foucault, defender a escola como espaço de produção de práticas de liberdade. Desse modo, essa é uma escrita sobre professores que lutam com coragem pelo exercício das práticas de liberdade, que compreendem que essas são as condições ontológicas para a ética de si, conforme Michel Foucault. Uma escrita sobre educação menor, sobre professor-militante como aquele que cava espaços para produzir vida na escola. É, portanto, uma escrita sobre professores que apostam na potência do encontro com a diferença. Por fim, é uma escrita sobre fissuras, brechas, frestas, sabedorias que operam nos vazios. Sabedorias nas quais podemos encontrar condições de exercer a vida como obra de arte, em uma ética de si em busca do encantamento.
Collections
The following license files are associated with this item: