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A participação da gestão escolar na construção do projeto político pedagógico

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TCC de Especialização (2.816Mb)
Data
2010
Autor
Magalhães, Catarina Maria
Metadata
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Resumo
O objetivo principal deste estudo foi analisar a estrutura e os mecanismos de implementação da gestão democrática a partir da reflexão conjunta dos aspectos teóricos-práticos da administração escolar. A gestão democrática da educação vem possibilitar a democratização do acesso e a permanência das crianças e jovens nas escolas, a valorização do profissional da educação e a educação de qualidade para todos, através da organização da sociedade e do aprofundamento da cidadania. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica e de campo do tipo qualitativa, sendo que os principais autores investigados foram Saviani (2000) , Libaneo (1995), Gadotti (1995, 1998, 2005), dentre outros. Segundo literatura pertinente, a participação efetiva e consciente dos segmentos que constituem a comunidade escolar é condição para o desenvolvimento de esforços, ações e programas que visem à cidadania. Dessa forma, a gestão democrática, conduzida e coordenada pelo gestor, deve ser sustentada por um projeto pedagógico, elaborado e implementado por todos os envolvidos. Esse processo deve fundamentar-se nos princípios que garantam a igualdade e participação. Deverá incentivar e assegurar a mobilização no sentido de possibilitar a expressão de suas idéias, e que as mesmas possam ser discutidas e consideradas no momento da decisão coletiva. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola pública municipal e envolveu pais, e professores. A análise dos dados evidenciou um misto de contradições, avanços, recuos, esforços na tentativa de realização de uma gestão democrática no âmbito escolar. Procurarmos dar substância à argumentação verificando na prática como os mecanismos de intervenção efetiva da comunidade no dia-a-dia escolar estão sendo postos em prática, o que nos permitiram enxergar muitas contradições entre o que se apregoa no discurso e o que se realiza no cotidiano. Não obstante, encontraram-se iniciativas importantes que apontam para a construção democrática no interior da escola pesquisada.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2986
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [766]

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