dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Melo, Maria Eudes Zeferino de | |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T12:41:51Z | |
dc.date.available | 2017-06-05T12:41:51Z | |
dc.date.issued | 2010-12-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2988 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to investigate the process of relations, their challenges in the
democratic management, the causes of the weaknesses of communication within the school
environment and their implications for teaching and learning. The school is a social unit as a
culture, constantly changing depending on the dynamics of relationships between principals,
teachers and other school segment, it is understood that there is a proper climate to
encourage participation among group members, building their own identity allowing the
necessary changes in the structuring of administrative work and pedagogical. Fitting to who
is ahead in the educational process, direct structuring mechanisms in the field of
interpersonal relations, ensuring the process of democratic management in accordance with
our Constitution of 1988 coupled with the educational legislation LDB 9394/96. The
arguments presented in this work had the effect of CARVALHO (2000), FREIRE, P.(1985,
2010) LUCK; HELOISA (2009), GADOTTI (1999), FRITZEN (2009), among other authors
who also have a sensitivity to the theme. Observe that the relations affect all the work and
the educational process. This is a set of factors using the power of autonomy which may
influence the learning process of students. The field research found that the model of
democratic management in some institutions is nothing but hype, leaving the empty talk of democratic actions, despite being in consonance with the laws of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Desafios na gestão democrática | por |
dc.title | Gestão democrática e os desafios das relações interpessoais na escola pública em Fortaleza - Ceará | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A finalidade da presente monografia é investigar o processo das relações, seus desafios na
gestão democrática, as causas das fragilidades da comunicação no ambiente escolar e suas
consequências para o ensino e aprendizagem. A Escola é uma unidade social com uma
cultura em constante mudança em função da dinâmica das relações entre diretores,
professores e demais segmentos da escola, compreende-se que existe um clima próprio
para estimular a participação entre os elementos do grupo, construindo sua própria
identidade possibilitando as mudanças necessárias da estruturação do trabalho
administrativo e pedagógico. Cabendo a quem está à frente do processo educativo,
direcionar os mecanismos de estruturação, no campo das relações interpessoais,
assegurando o processo da gestão democrática, em consonância com a nossa Constituição
de 1988 acoplada com a legislação da educação LDB, 9394/96. Os argumentos
apresentados no decorrer do trabalho contaram com a influência de CARVALHO (2000),
FREIRE, P.(1985, 2010) LUCK; LÜCK (2009), GADOTTI (1999), FRITZEN (2009) entre
outros autores que, igualmente, apresentam sensibilidade ao tema desenvolvido. Observase
que as relações afetam todo o trabalho e o processo educativo. A pesquisa trata de um
conjunto de fatores usando o poder da autonomia o que poderá influenciar o processo da
aprendizagem dos discentes. A pesquisa de campo constata que o modelo de gestão
democrática em algumas instituições não passa de modismo, deixando a fala no vazio das
ações democráticas, mesmo estando em consonância com a legislação da educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |