Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Pereira, Adriana Soares"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 32
-
O uso da mídia digital Hagáquê para produzir HQ’s de forma lúdica
(2017-10-28)O presente estudo apresenta o uso do software HagáQuê para produzir Histórias em Quadrinhos (HQ’s) com os alunos do 8º ano na disciplina de Arte e Língua Portuguesa. Este software é um editor de histórias em quadrinhos com ... -
O uso da sala digital em escolas municipais de Tupanciretã/RS
(2011)O presente Trabalho de Conclusão de Curso discute o uso da Sala Digital em escolas municipais de Tupanciretã/RS, questionando se seu uso constitui teoria ou uma prática efetiva, discutindo como e quais são as atividades ... -
A música como importante ferramenta de ensino nas aulas de matemática
(2017-10-27)Este trabalho apresenta um estudo da aplicação de músicas em aulas de matemática realizado na prática com alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta no 7° ano, acompanhando a professora ... -
Tecnologia assistiva e salas de recursos
(2017-10-27)Este trabalho visa compreender como se constitui o programa de educação especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no ensino comum. ... -
A utilização dos jogos digitais no ensino e aprendizagem de matemática
(2017-06-24)O presente trabalho tem como objetivo principal verificar o auxílio das tecnologias na educação, em especial o jogo digital no processo ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. Os professores de matemática ... -
Análise da implantação do projeto SPED em uma empresa
(2013-12-14)A tecnologia está presente na vida de todos. Hoje, nenhum campo profissional resiste à transformação que acontece, a era da informação. Diante deste quadro, era impossível que a Contabilidade como ciência ficasse alheia ... -
O blog: espaço de incentivo a leitura
(2011)Dentre as possibilidades existentes na internet, possíveis de uso pedagógico, escolheu-se o blog para realizar uma experiência na Escola Estadual de Educação Básica Barão Homem de Melo, com alunos da 6ª série. A professora ... -
Adoção de TIC como prática educativa por professores do ensino básico e médio em uma escola particular em Tapejara - RS
(2018-11-30)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vem sendo aplicadas em diversos contextos e mostram que tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem quando aplicadas à prática pedagógica. A adoção de ... -
Letramento digital: a tecnologia como aliada nas classes de alfabetização
(2017-10-27)Evidentemente, o ato de alfabetizar não se restringe à codificação e decodificação de sinais, tão pouco à mecanização dessas habilidades. Refere-se, sobretudo, à aprendizagem de habilidades para a leitura, escrita e ... -
Sala digital desenvolvendo aprendizagem
(2011)A sala de aula não é mais a mesma, a inclusão da tecnologia na escola já se tornou uma prioridade, em especial o computador e internet que faz com que a aprendizagem se torne significativa, investigativa e instigante. Porém ... -
Influências da mídia televisiva na aprendizagem infantil
(2019-03-08)Este artigo traz a relação da mídia televisiva com a Educação Infantil e suas influências na aprendizagem das crianças. Para isso, utiliza da pesquisa bibliográfica como guia para encontrar artigos que tratem sobre a ... -
Contribuições do software avogrado para a aprendizagem na disciplina de Química na Escola Tiradentes de Santo Ângelo - RS
(2011)O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa e análise dos dados que tiveram como objetivo, identificar as principais contribuições da aplicação do software Avogadro na disciplina de Química do Ensino Médio, ... -
As TICs e o lúdico na aprendizagem como auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico para alunos com necessidades especiais
(2011)Esse artigo tem como tema as TICs (Tecnologias da Informação e de Comunicação) e o lúdico na aprendizagem, como auxiliar no desenvolvimento do raciocino lógico para alunos com necessidades especiais, com o objetivo de ... -
A contribuição da mídia vídeo no processo ensino-aprendizagem: o uso do vídeo em sala de aula
(2011)Atualmente vive-se novos tempos de reflexão, de questionamentos, onde os educandos dominam na maioria das vezes as tecnologias mais que os educadores. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na escola servem para ... -
O uso do laboratório de informática pelos professores de matemática na rede pública de Fortaleza dos Valos
(2011-12-09)O presente artigo relata os resultados obtidos através de uma pesquisa referente ao uso dos laboratórios de informática pelos professores de matemática. Nessa oportunidade, buscou-se investigar se o uso se dá de uma forma ... -
A influência das mídias audiovisuais na educação infantil
(2019-03-08)Este artigo tem como finalidade demonstrar como as mídias audiovisuais podem influenciar na Educação Infantil de crianças de 04 meses à 18 meses. As crianças têm acesso as ferramentas tecnológicas que lhes são oferecidas, ... -
Da mídia impressa ao hipertexto: o uso do blog, vídeo e editor de história em quadrinhos como estratégia em leitura e escrita
(2011-12-09)O presente estudo tem como objetivo abordar experiências didático-pedagógicas em leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental Regular da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de ... -
Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
(2017-06-24)Esse artigo tem como principal objetivo evidenciar de que forma os professores de uma escola pública de ensino médio utilizam o Moodle como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Com base nessa pesquisa, foi possível ... -
Construção de um blog utilizando um sistema gerenciador de conteúdo para auxiliar o professor
(2017-06-23)Hoje em dia temos uma variedade de opções tecnológicas que auxiliam o professor na metodologia de ensino e o Blog é uma delas, onde através do Sistema Gerenciador de Conteúdos, os conteúdos encontrados na web podem ser ... -
Re-significando as práticas pedagógicas na EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti com auxílio do laboratório de informática
(2011-12-09)Vive-se na era da informática e a escola não pode ignorar esse fato, deixando de oportunizar à comunidade escolar essa experiência. A referida pesquisa originou-se do desafio de utilizar o Laboratório de Informática existente ...