PubliciSapa: A experiência de mulheres lésbicas no campo publicitário
Abstract
Este projeto experimental teve como objetivo analisar relatos de mulheres lésbicas que vivenciam o cotidiano de agências de publicidade e disponibilizar os principais dados e insights em um report. Para entender melhor o contexto da pesquisa, tenho como base estudos relacionados ao discurso publicitário, as novas práticas de contestação de receptores e as mudanças no trabalho publicitário. A pesquisa aconteceu entre 22 de junho e 05 de julho de 2023 em dois momentos: inicialmente, com um questionário de primeiro contato e, em seguida, com entrevistas semiabertas com três mulheres lésbicas que trabalham em agências de publicidade no Brasil. No report, apresenta-se o contexto atual das agências brasileiras com dados do Censo de Diversidade das Agências 2023 realizado pelo Observatório da Diversidade na Propaganda e com informações da pesquisa “Hostilidade, silêncio e omissão: o retrato do assédio no mercado de comunicação de São Paulo”, realizada pelo Grupo de Planejamento de São Paulo em 2017. O material também conta com informações como o perfil da mulher lésbica publicitária e com as principais demandas dessas profissionais para o mercado da publicidade, informações advindas das pesquisas realizadas. O report tem o propósito de tornar o conteúdo da pesquisa acessível de forma democrática, principalmente entre profissionais que atuam nos setores de Recursos Humanos e Pessoas & Cultura das agências.
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