Aprendizagens docentes na pandemia: um estudo com professores alfabetizadores da rede municipal de Santa Maria, RS
View/ Open
Date
2023-07-12Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo insere-se na linha de pesquisa LP1: Docência, saberes e
desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Diante do contexto pandêmico,
que acometeu a educação brasileira, propôs-se olhar para a etapa da educação
básica, e pesquisar a temática da aprendizagem de professores alfabetizadores e do
trabalho pedagógico, frente aos contextos emergentes e ao Ensino Remoto
Emergencial (ERE). Para tanto, o objetivo geral foi compreender as aprendizagens
docentes de professores alfabetizadores diante desse novo formato de ensino e dos
contextos emergentes. Objetivou-se ainda, conhecer como o ERE se organizou na
etapa de alfabetização, quais experiências os professores vivenciaram neste contexto,
reconhecer como o ERE mobilizou a organização do trabalho pedagógico, e, por fim,
conhecer as ideias dos professores acerca do ensino híbrido, como uma possibilidade
de trabalho. Para tanto, a pesquisa qualitativa de cunho sociocultural foi a abordagem
metodológica adotada, com base nos estudos de Bolzan (2009), Freitas (1998),
Clandinin e Connelly (2015), utilizando-se de entrevistas narrativas, com o intuito de
ouvir e produzir sentido a partir das experiências de nove professores da rede pública
municipal de ensino, que atuaram no bloco de alfabetização durante a vigência do
ERE. A partir das narrativas dos sujeitos, evidenciou-se a aprendizagem da docência
como categoria central, que tem como dimensões as trajetórias formativas e o trabalho
pedagógico, permeados pelos contextos emergentes e pelo ERE, que se
apresentaram como eixos transversais. Os elementos encontrados nas recorrências
abarcaram aspectos inerentes às trajetórias pessoais e profissionais dos professores,
revelando o movimento de resiliência pedagógica, diante da necessidade de busca e
superação constantes no desenvolvimento das práticas longe da sala de aula
convencional, em plena pandemia. Além disso, foi possível conhecer como se deu a
construção do trabalho pedagógico durante o ERE, revelando contextos emergentes
como a falta de condições de acesso, a vulnerabilidade social, a necessária
participação das famílias, a relativização das condições de espaço, tempo e atenção,
para uma melhor participação e realização das atividades por parte dos estudantes,
dentre outros elementos que se atravessaram à realização do trabalho pedagógico.
Diante disso, os achados revelaram que o ERE acabou mobilizando a aprendizagem
e impactou nos processos de alfabetização dos estudantes. Surgem ainda discussões
acerca do ensino híbrido, proposta que acabou se revelando como um meio ainda
distante na realidade educativa dos contextos pesquisados.
Collections
The following license files are associated with this item: