Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 168-187 of 289
-
A gestão universitária: acessibilidade e políticas institucionais para a inclusão educacional
(2010-10-05)O presente estudo teve como objetivo buscar caminhos de como vêm sendo reconhecidas as políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior e articuladas com as medidas de acessibilidade. Para a realização de tal ... -
Gestão universitária: departamentos didáticos e contextos emergentes na educação superior pública
(2017-09-06)Nas últimas décadas os contextos emergentes na Educação Superior vêm impulsionado novas exigências e desafios ao contexto universitário. Este trabalho configurou-se em uma pesquisa que teve como objetivo compreender a ... -
Gestão: inclusão no ensino superior frente ao público-alvo da educação especial
(2018-08-23)O objetivo deste trabalho foi conhecer a produção científica na área da gestão pedagógica em uma instituição de Ensino Superior, referente à temática da gestão, na tentativa de identificar estratégias pedagógicas que vêm ... -
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola
(2007-12-13)O presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica ... -
O gestor escolar frente ao aluno com necessidades educacionais especiais em situação de miserabilidade
(2011-03-02)A miserabilidade é um misto da vulnerabilidade social com a perspectiva econômica, crucial para o entendimento da necessidade educacional especial no contexto aqui apresentado. Esta perspectiva guia o estudo, realizado no ... -
O gestor escolar frente às políticas públicas educacionais: o PIBID em foco
(2016-08-10)Esta Monografia procurou investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. O problema de pesquisa consiste em: a escola se percebe como formadora de professores ... -
Gênero e sexualidade na educação: uma discussão da gestão escolar, a partir de autobiografia e análise documental
(2018-01-11)Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental e autobiográfica, que analisa de que maneira as políticas públicas para a educação após os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) abordam gênero e sexualidade. Os ... -
Gêneros e sexualidades nos currículos de formação docente: um florilégio de discussões e teorias nas instituições públicas do Rio Grande do Sul
(2022-03-22)A presente monografia decorre de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as bibliografias sobre a diversidade de gêneros e sexualidades propostas nos currículos de licenciaturas nas universidades federais do estado ... -
Gênio do bem e gênio do mal: potencializando ações na gestão escolar
(2014-12-01)Observa-se que o ambiente escolar é um espaço de encontro de distintos sujeitos que apresentam habilidades e potenciais que precisam ser estimulados e desenvolvidos, dentre eles, o público-alvo da educação especial, ... -
A história da alfabetização e a gestão educacional: possíveis aproximações
(2007-08-31)Esta pesquisa busca, através de um estudo bibliográfico, conhecer o contexto histórico sobre as práticas de alfabetização, estabelecendo uma relação possível com a gestão educacional. Observamos, no decorrer da história ... -
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
(2007-02-09)Este trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, ... -
Implementação do ensino fundamental de 9 anos: um relato de experiência
(2013-04-15)Nesta pesquisa o objetivo principal foi o de investigar a implementação da Lei 11. 274/06 sob o aspecto da gestão escolar e da formação dos professores que atuam no Ensino Fundamental dos nove anos na educação básica do ... -
As implicações das políticas educacionais na formação do professor de Artes Visuais do ensino médio
(2005-08-26)A pesquisa parte das histórias de vida dos profissionais do ensino de Artes Visuais do Ensino Médio, atuantes nas escolas públicas de Santa Maria/RS. Caracterizada como pesquisa sociológica, apresenta caráter etnográfico ... -
As implicações do Programa de Ações Afirmativas nos pensares e fazeres dos pré-vestibulares populares Alternativa e Práxis
(2010-03-12)A problemática da pesquisa consiste nas implicações da implantação do Programa de Ações Afirmativas da UFSM nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP s) do Pré- Vestibulare Popular (PVP s) Alternativa e do Práxis Coletivo de ... -
Implicações e limites da avaliação externa em uma escola municipal de Santa Maria – RS
(2019-01-10)Este estudo busca compreender as implicações e os limites da avaliação externa em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria/RS em relação à gestão escolar e ao trabalho docente. De abordagem qualitativa e metodologia ... -
Inclusão: um olhar reflexivo
(2005-03-15)Neste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta ... -
A influência da cultura gaúcha na educação infantil
(2010-03-12)Este estudo se propôs a culminar a influência da cultura gaúcha na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam, através do estudo do tema: CULTURA GAÚCHA EM PROCESSO COM A EDUCAÇÃO, que nos propiciou melhor vivência ... -
A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
(2005-03-16)Este trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação. Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou investigar ... -
A interdisciplinaridade na prática cotidiana dos professores das séries finais do ensino fundamental
(2005)O trabalho não apresenta resumo -
Interfaces da gestão escolar: o ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas
(2017-08-31)Ações colaborativas entre professores da Educação Especial e do ensino comum vem sendo discutidas como uma possibilidade potente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, a partir da organização das ...