Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 212-231 of 289
-
O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
(2004)O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores ... -
Para além de outro oceano: uma reflexão sobre o papel da equipe diretiva frente o processo de formação continuada de professores inclusivos
(2010-03-05)Os conhecimentos profissionais adquiridos nos cursos de formação inicial se mostram, via de regra, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente. Sabendo que a inclusão ... -
A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2022-08-01)Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de ... -
A participação como princípio fundante para a democratização da escola: limites e possibilidades
(2014-12-23)Esta monografia resultante do Curso de Especialização em Gestão Educacional, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivou reconhecer os limites e as possibilidades acerca do princípio de participação ... -
A participação da comunidade escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação de Santa Maria - RS
(2006-08-11)A partir dos processos econômicos mundiais: globalização e neoliberalismo, o cenário educacional sofre diversas influências referentes a esses fatores. Frente às políticas públicas educacionais, a gestão democrática do ... -
A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais
(2005-03-22)Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005-08-12)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos Pais na Gestão da Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria-RS. A mesma caracterizou-se como um estudo de caso ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos pais na gestão de uma Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria (RS). A mesma caracterizou-se como um estudo de ... -
Pedagogia/EaD/UFSM: projeto e implementação
(2011-03-03)Este trabalho de Monografia traz elementos do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia/EaD/UFSM. Tendo em vista as políticas educacionais do governo brasileiro, que a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação ... -
O pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais
(2004)O presente artigo trata sobre a atuação do pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais, identificando seu papel e as mudanças percebidas a partir de sua ação profissional. Inicia-se ... -
O percurso das políticas educacionais no Brasil e os efeitos da globalização do ensino: educação como serviço ou direito do cidadão?
(2016-08-05)O presente trabalho de conclusão de especialização visa um debate sobre a atual configuração das políticas educacionais no Brasil no que tange ao contexto contemporâneo de globalização do processo ensino-aprendizagem. Nesse ... -
O perfil dos alunos que buscam os cursos de educação de jovens e adultos
(2005-03-17)Este trabalho investiga qual o perfil dos alunos que procuram os cursos de Educação de Jovens e Adultos. Percebe-se a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dias atuais, tendo em vista o grande número ... -
Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.
(2008-04)Esta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância ... -
O plano de ações articuladas como instrumento para colaboração entre governo federal e munícipios: limites e possibilidades para a melhoria da educação básica
(2011-02-28)Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Com ela procuramos contribuir para o entendimento da incidência das Políticas Públicas em Educação concernentes à Gestão educacional, ... -
O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma análise no contexto escolar
(2008-12-12)O atual cenário no qual estão inseridas as políticas públicas no Brasil nos remete a várias discussões, reflexões e estudos acerca do tema das políticas educativas e da gestão educacional. Para tal é necessário que se ... -
O plano de desenvolvimento da escola e a gestão escolar em escolas de educação básica de Santa Maria - RS
(2011-07-25)Frente às mudanças na política educacional brasileira, faz-se necessário refletir sobre a ocorrência destas na gestão da escola, buscando-se compreender a interação nestes espaços. Esta pesquisa problematizou o campo em ... -
Plano de desenvolvimento institucional: implicações na gestão universitária em contextos emergentes
(2019-12-12)Esta pesquisa buscou compreender quais os desafios gerados pelos contextos emergentes em uma Instituição de Educação Superior (IES) pública e as implicações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na atuação dos ... -
O Pnaic e a progressão continuada: intervenções de gestores com alunos do ciclo de alfabetização
(2018-11-26)O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa LP2 teve por objetivo investigar as formas pelas quais os gestores mediam e interveem em relação à progressão continuada de aprendizagens de alunos do ciclo de alfabetização ... -
Políticas de avaliação da educação básica: gestão escolar da rede municipal de Santa Maria a partir do IDEB
(2018-07-24)Tem-se como objetivo compreender a articulação do planejamento pedagógico, administrativo e financeiro a partir do IDEB na percepção dos gestores das escolas públicas municipais de Santa Maria-RS. A metodologia utilizada ... -
As políticas de educação de jovens e adultos nas práticas escolares: um estudo de caso
(2006-01-17)Este trabalho analisa de forma crítica as políticas educacionais da EJA nas práticas escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves. Partindo da realidade sócio-econômica dos alunos dessa modalidade de ensino, busca-se verificar ...