Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 231-250 of 289
-
As políticas de educação de jovens e adultos nas práticas escolares: um estudo de caso
(2006-01-17)Este trabalho analisa de forma crítica as políticas educacionais da EJA nas práticas escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves. Partindo da realidade sócio-econômica dos alunos dessa modalidade de ensino, busca-se verificar ... -
Políticas de formação e gestão pedagógica universitária o desafio da simetria invertida
(2014-11-27)Este estudo encontra-se inserido no contexto investigativo da formação de formadores e da gestão pedagógica da área de Ciências Naturais e Exatas. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui à medida que o professor ... -
Políticas de gestão e o trabalho dos professores no contexto capitalista neoliberal
(2009-09-22)Este estudo visou a investigar as configurações que o trabalho dos professores assume no contexto neoliberal, sob influência das políticas de gestão, principalmente a partir da consagração do princípio de Gestão ... -
Políticas públicas e gestão educacional: aprendizagens na formação inicial
(2016-02-26)Este trabalho insere-se a linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta investigação ... -
Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-28)Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como objetivo principal desta pesquisa, investigar ... -
Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas?
(2005)O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e descritivo, fiz uma análise, através de ... -
Políticas, currículo e formação docente: reconhecimento pela interculturalidade
(2018-08-28)O presente trabalho apresenta uma reflexão crítica acerca das políticas curriculares de formação docente, tendo a diversidade cultural como perspectiva central de movimentos sociais e culturais. Assim, faz-se mister produzir ... -
Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial
(2019-08-28)O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a gestão das práticas de educação especial exercidas na escola regular, considerando o contexto da Educação Inclusiva e tem por objetivo analisar possíveis implicações ... -
Práticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Cacapava do Sul
(2005-04-29)Este estudo de cunho qualitativo visa apresentar a realidade das práticas educativas das quinta séries de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental da Zona Rural de Caçapava do Sul – RS, na visão de Diretores, Professores ... -
O práxis - coletivo de educação popular e a universidade em movimento
(2008-03-14)O presente trabalho, desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, tem como objetivo problematizar as dinâmicas de gestão do pré-vestibular popular desenvolvidas pelo Práxis – Coletivo de Educação Popular, em Santa ... -
Práxis, educação popular e autogestão: sobre transbordamentos discursivos
(2019-10-19)Este trabalho é uma pesquisa desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Pré-escola obrigatória: os desafios da gestão de políticas públicas na educação infantil
(2016-01-05)Este trabalho apresenta uma pesquisa acerca dos desafios e possibilidades da gestão escolar em consonância às políticas públicas para a educação infantil no contexto das práticas escolares, considerando a ampliação da ... -
Problematizando o currículo da escola comum na produção das identidades surdas
(2007-11-09)Este estudo realizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria procurou problematizar o currículo de uma escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A ... -
O processo de construção do Plano Municipal de Educação de Santa Maria - RS: um olhar nos movimentos de participação
(2016-08-24)O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre o processo de construção do Plano Municipal de Educação (PME) e a participação dos envolvidos na concretização deste documento. Considerando a Lei nº 13.005, de 25 de junho ... -
O processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria: uma abordagem etnográfica
(2006-05-23)O presente estudo monográfico objetiva compreender como se articula o processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM. Logo, buscou-se verificar o processo de gestão ... -
Os processos de formação do PNAIC: repercussões na gestão das práticas pedagógicas
(2016-01-05)O trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional aborda o processo de formação das professoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), enfatizando as políticas públicas que ... -
Processos de gestão e inclusão de alunos com autismo na educação superior
(2021-06-01)O objetivo deste trabalho foi conhecer como professores formadores de um curso de especialização em Gestão Educacional pensam o processo de ensino e aprendizagem para alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino ... -
Os processos de planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo
(2016-02-18)Essa pesquisa tem a intencão de pesquisar, por meio da abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, os processos da construção do planejamento pedagógico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade ... -
A produção do aluno incluído no discurso da gestão escolar
(2016-01-25)A presente investigação, realizada a partir de estudos de inspiração foucaultiana, busca conhecer discursos produzidos pelos gestores de escolas regulares, procurando problematizar seus efeitos na produção dos alunos ditos ... -
Professor de Educação Física e sua participação na gestão escolar: contribuições para a formação profissional
(2008-09-03)Os professores de Educação Física com base na história de sua profissão desarticulada com os saberes pedagógicos da docência, muitas vezes, se eximem de atuar ativamente nas atividades que envolvem o processo de Educação ...