Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 72-91 of 289
-
A educação ambiental no contexto da gestão educacional: uma experiência vivida
(2014-12-02)O cuidado com o meio ambiente tem se tornado uma das discussões e ações em maior destaque em nosso Planeta nos últimos tempos. Vive-se em tempos de inúmeros problemas ambientais, que colocam em risco a qualidade de vida ... -
Educação continuada na fala de professores
(2008-07-22)A pesquisa Educação Continuada na fala de professores foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional e inclui-se na linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar. Os objetivos desta pesquisa foram ... -
Educação continuada: uma necessidade para a superação da divisão do trabalho na escola
(2004)Neste artigo é analisada a formação continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto em Santa Maria – RS, com o objetivo de verificar se o que foi proposto e o que foi executado concorrem para a superação ... -
Educação de jovens e adutos: história de vida como fator mediador das relações educacionais
(2004-11-18)O presente trabalho tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, sobre a Educação de Jovens e adultos frente às exigências do mundo globalizado. Pretendese conhecer as representações dos alunos alfabetizandos e ... -
Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS: diálogos possíveis
(2016-02-18)Esta é uma pesquisa que trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria. Nessa perpectiva, tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as ... -
A educação física na educação infantil: contextos e desafios do currículo
(2018-01-25)O presente trabalho contextualiza-se no âmbito da Educação Física Escolar (EFE) componente curricular desde a LDB9394/96, buscando a concretização de um currículo que viabilize a consolidação de aprendizagens em espaços e ... -
Educação inclusiva como princípio de gestão escolar
(2021-02-08)Este estudo objetivou analisar as ações da gestão escolar da EMEF Chácara das Flores, da cidade de Santa Maria – RS, procurando compreender como o princípio de inclusão vem sendo operado nas práticas que são desenvolvidas ... -
Educação inclusiva: os gestores educacionais frente uma educação para as diferenças
(2004)Este estudo tem por objetivo identificar como os gestores educacionais reconhecem seu papel dentro do processo inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, em três escolas da rede pública ... -
Educação infantil conveniada: “uma terra com muitos donos”
(2019-12-18)Esta pesquisa trata das relações público/privado no contexto da Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria – RS. Pretende-se ao longo da escrita, apresentar e dialogar a respeito das estratégias estabelecidas para ... -
Educação infantil do campo no município de Santa Maria/RS: os ciclos de formação como possibilidades político-pedagógicas
(2018-10-11)Esta pesquisa buscou compreender de que forma as Políticas Públicas, criadas para auxiliar e promover a Educação Infantil, têm contribuído para a Educação Infantil do Campo, em especial, como os Ciclos de Formação nas ... -
Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora
(2013-06-13)Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito ... -
Educação infantil: do direito a oferta e ao acesso partir dos quatro anos de idade
(2016-02-23)Este trabalho foi realizado com apoio do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/ELOS), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/Brasil e apresenta limites e possibilidades relacionados à ... -
A educação musical em escolas municipais de Camobi - Santa Maria/RS: um estudo com diretores
(2009-01-16)A presente monografia está vinculada a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e ao grupo de pesquisa Formação, Ação e ... -
Educação na perspectiva inclusiva: uma reflexão sobre o processo a partir das representações dos gestores de uma escola especial de Santa Maria - RS
(2009-07-07)Essa pesquisa versa sobre o processo inclusivo de alunos que frequentam uma escola especial de Santa Maria RS. Buscou-se a partir disso investigar as representações dos gestores frente às políticas públicas inclusivas, ... -
A educação no sistema prisional: uma política de reinserção social?
(2013-08-09)Esta monografia tem como objeto de estudo as políticas públicas voltadas à educação no sistema prisional. Foi necessário identificar as políticas públicas voltadas para essa população e seus principais desafios para ... -
Efeitos da atuação de acadêmicas de educação especial como monitoras no processo de inclusão escolar
(2022-03-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação de acadêmicos(as) de Educação Especial na função de monitor em escolas comuns de Santa Maria/RS. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, os processos metodológicos ... -
Ensaiando a constituição da docência na educação de jovens e adultos
(2022-02-24)Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É um ensaio monográfico, escrito como trabalho final do Curso de ... -
Ensino de história e cultura afro-brasileira: um estudo de caso acerca da atuação dos gestores na organização do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental
(2013-04)Neste trabalho de pesquisa, a proposta foi investigar o papel dos gestores (coordenadores) na organização curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação à Lei nº 10639/03, que se refere ao ensino de História ... -
O ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetização
(2019-08-22)Neste estudo, desenvolvido no curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, enfocamos a organização do trabalho docente a partir da implementação do bloco pedagógico. Nosso objetivo ... -
Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa na EJA: desafios e limites para a gestão escolar
(2013-02-05)De um modo geral, o momento atual no ensino-aprendizagem da língua inglesa (LI) é de grande interesse para a educação. Especificamente no contexto de EJA, o ensino de LI pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades ...