Navegação Gestão Educacional por assunto "Educação infantil"
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Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS: diálogos possíveis
(2016-02-18)Esta é uma pesquisa que trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria. Nessa perpectiva, tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as ... -
Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantil
(2012-08-08)O presente trabalho teve como objetivo principal verificar qual a visão dos gestores e professores em relação à implementação da legislação educacional de Educação Infantil e quais as ações pedagógicas desencadeadas pela ... -
Gestão escolar dialógica e afetiva: o processo inclusivo a partir do olhar de duas professoras de educação infantil
(2013-03-27)Ressignificando minha experiência numa turma de Educação Infantil vivenciada a partir do ano de 2010 nas quais, crianças Autistas e Síndrome de Down, estiveram incluídas. A seguir veremos o olhar de uma professora relatando ... -
Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo: um estudo de caso
(2006-09-05)Este estudo procurou analisar as origens e o desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, situado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria. Inicialmente procurou-se contextualizar o objeto de ... -
Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-28)Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como objetivo principal desta pesquisa, investigar ... -
A sala de aula como comunidade de investigação e a aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e participativa
(2012-05-03)Este trabalho apresenta a prática pedagógica como processo no desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da autonomia da criança. Para problematizar a questão me orientei pela fala de Lipman (2001) “toda criança nasce ... -
A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2022-08-01)Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de ... -
Metas e estratégias do plano municipal de educação para a educação infantil do município de Santa Maria - RS
(2016-01-12)Esta monografia objetiva analisar o Plano Municipal de Educação de Santa Maria-RS em relação as metas e estratégias para a Educação Infantil e busca responder como o referido Plano considera tais aspectos. Para tanto, se ... -
Avaliação na educação infantil: uma construção possível
(2008-01-18)Este estudo teve como objetivo verificar os diferentes pressupostos e critérios de Avaliação na Educação Infantil na escola envolvida, considerando a fase de desenvolvimento; como esta é articulada nos processos de Gestão ... -
Gestão na escola de educação infantil e trabalho das professoras: concepções e possíveis ressignificações
(2010-08-31)Nesta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, os sujeitos da interlocução são seis professoras de uma escola municipal de Educação Infantil, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Por meio de questionário, ... -
A trajetória da primeira instituição a atender a educação infantil no município de Dilermando de Aguiar, RS: implementação de uma unidade do proinfância
(2022-02-21)O presente estudo trata-se do processo de implementação da primeira instituição de Educação Infantil a atender a integralidade dessa etapa, no município de Dilermando de Aguiar, RS. A viabilidade veio por meio do programa ... -
Educação infantil conveniada: “uma terra com muitos donos”
(2019-12-18)Esta pesquisa trata das relações público/privado no contexto da Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria – RS. Pretende-se ao longo da escrita, apresentar e dialogar a respeito das estratégias estabelecidas para ... -
A educação física na educação infantil: contextos e desafios do currículo
(2018-01-25)O presente trabalho contextualiza-se no âmbito da Educação Física Escolar (EFE) componente curricular desde a LDB9394/96, buscando a concretização de um currículo que viabilize a consolidação de aprendizagens em espaços e ... -
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
(2018-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de ... -
A influência da cultura gaúcha na educação infantil
(2010-03-12)Este estudo se propôs a culminar a influência da cultura gaúcha na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam, através do estudo do tema: CULTURA GAÚCHA EM PROCESSO COM A EDUCAÇÃO, que nos propiciou melhor vivência ... -
Educação infantil do campo no município de Santa Maria/RS: os ciclos de formação como possibilidades político-pedagógicas
(2018-10-11)Esta pesquisa buscou compreender de que forma as Políticas Públicas, criadas para auxiliar e promover a Educação Infantil, têm contribuído para a Educação Infantil do Campo, em especial, como os Ciclos de Formação nas ... -
A gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
(2011-11-21)Este trabalho procurou compreender como acontece a gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA) e quais as relações entre professoras, bolsistas, equipe gestora e crianças. A abordagem ... -
Credenciamento e autorização de funcionamento de instituições particulares de educação infantil de Santa Maria - RS: dilemas e desafios
(2017-02-21)A pesquisa, resultante do trabalho monográfico do Curso de Especialização Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva ... -
Matrícula obrigatória na educação infantil a partir dos quatro anos de idade: avanços e desafios e a implementação do proinfância no município de São Pedro do Sul
(2013-01-04)Esta monografia do curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM tem como tema "Matrícula obrigatória na Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade: avanços e desafios e a implementação do Proinfância no ... -
A gestão da infância na escola de educação infantil: um olhar sobre as representações das professoras
(2008-08-29)Esta pesquisa foi apresentada ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Gestão da Organização Escolar e teve por objetivo conhecer as representações ...