Navegação Gestão Educacional por assunto "Incentivo à leitura"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Abordagens metodológicas utilizadas nas monografias do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2001 a 2006
(2009-02-20)Objetivamos analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das monografias defendidas no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, durante o ... -
Comunidade e escola: a participação necessária
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade ... -
Ressignificando a gestão em educação através da tentativa de prevenção do uso de drogas
(2005-05-25)No momento em que pré- adolescentes mostram-se curiosos quanto ao assunto drogas, procurou-se encaminhar essa curiosidade para um lado positivo, onde os mesmos se sentissem agentes modificadores do pensamento ou até mesmo, ... -
A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa
(2004)Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos ... -
Avaliação escolar para a emancipação do sujeito em uma sociedade diversificada e globalizada
(2005-06)"Avaliação" é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas. A realidade dos tempos atuais nos mostra uma sociedade em constante mutação, diversificada e globalizada. Vivemos a era da informação e as pessoas acompanham ... -
A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
(2005-03-16)Este trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação. Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou investigar ... -
Educação continuada: uma necessidade para a superação da divisão do trabalho na escola
(2004)Neste artigo é analisada a formação continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto em Santa Maria – RS, com o objetivo de verificar se o que foi proposto e o que foi executado concorrem para a superação ... -
A contribuição de um espaço não-formal de ensino na formação da cidadania infanto-juvenil: um estudo de caso no município de Restinga Seca - RS
(2007)O trabalho não apresenta resumo. -
A gestão na perspectiva da escola itinerante do MST: uma leitura sobre política pública, organização social e educação
(2007-02-13)As escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST são escolas públicas estaduais que acompanham o Movimento em seus deslocamentos, garantindo o direito à educação a milhares de crianças, jovens ...