Navegação Gestão Educacional por assunto "Inclusão"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 20
-
Gestão escolar dialógica e afetiva: o processo inclusivo a partir do olhar de duas professoras de educação infantil
(2013-03-27)Ressignificando minha experiência numa turma de Educação Infantil vivenciada a partir do ano de 2010 nas quais, crianças Autistas e Síndrome de Down, estiveram incluídas. A seguir veremos o olhar de uma professora relatando ... -
A gestão universitária: acessibilidade e políticas institucionais para a inclusão educacional
(2010-10-05)O presente estudo teve como objetivo buscar caminhos de como vêm sendo reconhecidas as políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior e articuladas com as medidas de acessibilidade. Para a realização de tal ... -
Gestão escolar no ambiente prisional feminino: limites e (im)possibilidades
(2017-02-24)Esta pesquisa foi resultado do acompanhamento ao Projeto de Extensão “Do cativeiro à liberdade: narrativas de histórias de mulheres presas”, no ano de 2015 e 2016. Ao acompanhar o projeto, meu olhar também acompanhou a ... -
Gestão escolar e políticas públicas municipais organização de ações para a prática da inclusão
(2016-02-03)O presente estudo foi desenvolvido ao longo do curso de Especialização em Gestão Educacional, nos anos de 2014 e 2015, com o intuito de buscar a análise das Diretrizes Curriculares Municipais produzidas pela Secretaria de ... -
Interfaces da gestão escolar: o ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas
(2017-08-31)Ações colaborativas entre professores da Educação Especial e do ensino comum vem sendo discutidas como uma possibilidade potente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, a partir da organização das ... -
Gestão educacional e inclusão de alunos com autismo e psicose: é muito difícil?
(2008-11-28)O presente estudo tem como objetivo investigar como os gestores educacionais percebem a inclusão de alunos com autismo e psicose. Para realizar essa pesquisa procurei refletir a respeito das repercussões da atual proposta ... -
Gestão educacional e educação inclusiva: o olhar da família
(2008-02-21)Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo os familiares de crianças incluídas na rede regular de ensino, percebem a ação dos gestores em relação ao processo de inclusão. Para tanto, o estudo foi desenvolvido ... -
Problematizando o currículo da escola comum na produção das identidades surdas
(2007-11-09)Este estudo realizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria procurou problematizar o currículo de uma escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A ... -
A sala de aula com aluno incluído: desafios ao professor enquanto gestor de práticas pedagógicas emancipatórias
(2011-03-03)Na perspectiva da educação inclusiva, as necessidades educacionais estão presentes de forma continuada na escola comum; aqui serão analisadas problematizações diante desse processo. Parto de uma questão central, que norteou ... -
O olhar da gestão escolar frente o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação e sua família
(2019-12-11)O presente trabalho aborda sobre a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as implicações que a gestão escolar, juntamente com a família, tem sobre esses sujeitos com essas características. Ao pensar nesses ... -
Gestão: inclusão no ensino superior frente ao público-alvo da educação especial
(2018-08-23)O objetivo deste trabalho foi conhecer a produção científica na área da gestão pedagógica em uma instituição de Ensino Superior, referente à temática da gestão, na tentativa de identificar estratégias pedagógicas que vêm ... -
O sistema nacional de educação narrado no documento base das Conferências Nacionais de Educação/CONAE e a gestão da escola contemporânea brasileira
(2011-02-28)Frente às mudanças que vêm acontecendo na educação de nosso país, é fundamental olhar para as políticas públicas que movimentam os processos educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa analisa quais orientações, para a ... -
Inclusão: um olhar reflexivo
(2005-03-15)Neste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta ... -
Gestão do trabalho pedagógico: preceitos inclusivos em prática
(2016-08-12)Este trabalho se insere na Linha de pesquisa gestão do trabalho pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por finalidade a conclusão de especialização do curso de Gestão Educacional da Universidade ... -
Os desafios e barreiras das ações educacionais em relação aos alunos surdos matriculados em escolas básicas: um estudo bibliográfico
(2022-02-25)As abordagens do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em escolas básicas têm sido manifestadas, sobretudo pelo cenário de Estudos Surdos que parte de pesquisas a respeito de compreender a surdez como uma diferença ... -
O docente surdo no ensino superior: desafios da comunicação
(2022-02-24)Esta Monografia decorre do Curso de Especialização em Gestão Educacional, Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Aborda o tema “O docente surdo no Ensino Superior: ... -
Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora
(2013-06-13)Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito ... -
Gestão educacional e inclusão: visualizando alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional
(2014-07-30)Esta pesquisa é relevante porque oportuniza a investigação e a compreensão, por meio da gestão educacional, da realidade da inclusão escolar de alunos com deficiência que estão em situação de acolhimento institucional. ... -
Efeitos da atuação de acadêmicas de educação especial como monitoras no processo de inclusão escolar
(2022-03-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação de acadêmicos(as) de Educação Especial na função de monitor em escolas comuns de Santa Maria/RS. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, os processos metodológicos ... -
Escola regular e gestão da política pública inclusiva: narrativas docentes
(2011-03-03)Esta pesquisa tem como objetivo discutir como as políticas públicas para inclusão vêm repercutindo no contexto escolar e como os professores estão se apropriando de tais iniciativas. A reflexão aqui proposta insere-se nas ...