Navegação Gestão Educacional por assunto "Infância"
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
-
Aprendendo uma cultura de paz na educação infantil: limites, possibilidades e desafios
(2005-08-08)Este estudo busca compreender como os educadores e educandos das classes de Educação Infantil podem aprender uma cultura de paz no ambiente escolar. Aponta-se a Educação para a paz como possibilidade para uma infância e ... -
Concepções de educação infantil e suas possíveis implicações na gestão educacional
(2008-02-28)Este trabalho investiga a concepção de educação infantil do gestor que atua em uma instituição de ensino com educandos da faixa etária de 3 a 5 anos, localizada na zona oeste do município de Santa Maria - RS, identificando ... -
A gestão da infância na escola de educação infantil: um olhar sobre as representações das professoras
(2008-08-29)Esta pesquisa foi apresentada ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Gestão da Organização Escolar e teve por objetivo conhecer as representações ... -
Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantil
(2014-12-10)Essa pesquisa investiga como se dá o processo de gestão escolar (administrativo, financeiro e pedagógico) em uma escola de Educação Infantil localizada no município de Santa Maria. Desdobra-se como objetivo geral: Compreender ... -
A gestão educacional numa escola da periferia urbana de Santa Maria/RS: a infância em situação de vulnerabilidade social
(2009-03-13)Este trabalho propoe-se a identificar e analisar as concepções que possuem professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola situada na região oeste de Santa Maria (RS) acerca da infância em situação ... -
A gestão democrática na educação infantil reflexões a partir de um estudo de caso em uma EMEI de Santa Maria - RS
(2014-12-05)Este estudo buscou analisar como as políticas públicas foram sendo construídas a partir de determinados contextos históricos e culturais bem como as concepções de crianças e infâncias e como a gestão democrática tem sido ...