dc.contributor.advisor | Mros, Günther Richter | |
dc.creator | Cabral., Thiago Noschang | |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T11:46:08Z | |
dc.date.available | 2024-01-10T11:46:08Z | |
dc.date.issued | 2023-12-05 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31046 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The following monograph is focused on a structural analysis of Argentine foreign policy
between 1916 and 1955. To achieve this, the concept of "deep forces" developed by Pierre
Renouvin and Jean-Baptiste Duroselle (1967) is employed to understand how foreign policy
results from a historical accumulation of societal and elite influences. Based on the authors'
work, three variables are highlighted: a) economic forces, b) demographic forces, and c)
forces of national sentiment. Additionally, Cervo's perspective (2008) is adopted to define
foreign policy as a shared outcome of various social forces, not solely restricted to
decision-makers. The central question that the work seeks to answer is how shared cultural,
economic, social, and political characteristics of society influenced the formulation of
Argentine foreign policy in the specified period. The formulated hypothesis is that in
Argentina, national-level debates occurred regarding international integration. In this sense,
the deep forces help understand how international influences manifest in society through these
deep forces and are interpreted by decision-makers responsible for formulating foreign policy.
Moreover, it is observed that between 1916 and 1955, Argentina accumulated a historical
foundation of foreign policy principles, which align with the Third Position developed during
the first Peronist government. Thus, it is argued that the Third Position is not entirely Peronist
in origin; instead, it is a structural product of a symbiotic relationship between the domestic
and international spheres. Therefore, to comprehend this orientation, four distinct political
moments are analyzed: the Radical governments (1916-1930), La Concordancia (1930-1943),
the government of the GOU (Grupo de Oficiales Unidos) (1943-1946), and finally, the
Peronist governments (1946-1955). Regarding methodology, an inductive approach is
utilized, where questions are formulated through the examination of secondary sources
(theses, books, articles, documentaries) and empirically answered using primary sources
(official documents, periodicals, letters, telegrams). Given the limitations of mobility, all
official documents, periodicals, letters, and digitized telegrams were accessed remotely
through digital newspaper archives, periodical collections, diplomatic archives, and libraries.
It is worth noting that documents not available on the internet were also provided by the
Argentine Chancellery. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Argentina | por |
dc.subject | Política externa | por |
dc.subject | Terceira Posição | por |
dc.subject | Argentina | eng |
dc.subject | Foreign policy | eng |
dc.subject | Third Position | eng |
dc.title | A política externa Argentina na aurora do século XX (1916-1955): por uma terceira posição na era dos extremos | por |
dc.title.alternative | Argentina’s foreign policy at the dawn of the 20th century (1916-1955): towards a third position in the age of extremes. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | por |
dc.description.resumo | A seguinte monografia está centrada na análise estrutural da política externa argentina entre
1916 e 1955. Para tanto, é utilizado o conceito de “forças profundas” elaborado por Pierre
Renouvin e Jean-Baptiste Duroselle (1967) para se entender como que a política externa é
resultado de um acumulado histórico da sociedade e suas elites. Com base na obra dos
autores, foram destacadas três variáveis: a) as forças econômicas, b) as forças demográficas e
c) as forças do sentimento nacional. Também, é adotada a perspectiva de Cervo (2008) para se
definir política externa enquanto um resultado compartilhado de diferentes forças sociais e
não apenas restrita aos tomadores de decisão. A pergunta central que o trabalho busca
responder é entender de que forma características de ordem cultural, econômica, social e
política compartilhadas pela sociedade influenciaram na formulação da política externa
argentina no período assinalado. A hipótese elaborada é de que na Argentina ocorreram
debates em nível nacional sobre a inserção internacional. Nesse sentido, as forças profundas
possibilitam entender de que forma as influências internacionais se traduzem na sociedade por
meio das forças profundas e são interpretadas pelos tomadores de decisão, responsáveis por
formular a política externa. Não apenas, percebe-se que entre 1916 e 1955 a Argentina
produziu um acumulado histórico de princípios de política externa que são coadunados na
Terceira Posição elaborada durante o primeiro governo peronista. Dessa forma, argumenta-se
que a Terceira Posição não é de originalidade total peronista, mas pelo contrário, é produto
estrutural de uma relação simbiótica entre interior e exterior. Portanto para se entender essa
orientação, são analisados quatro momentos políticos distintos – os governos radicais
(1916-1930); La Concordancia (1930-1943); governo da GOU (Grupo de Oficiais Unidos)
(1943-1946) e, por fim, os governos peronistas (1946-1955). Em relação à metodologia, é
utilizado o método indutivo, onde por meio da pesquisa de fontes secundárias (teses, livros,
artigos, documentários) formulam-se perguntas respondidas empiricamente por meio das
fontes primárias. Tendo em vista as limitações de locomoção, todos documentos oficiais,
periódicos, cartas e telegramas digitalizados foram todos acessados remotamente por meio de
hemerotecas digitais, acervos de periódicos, memória das chancelarias e bibliotecas.
Destaca-se também os documentos não disponíveis na internet, concedidos pela Chancelaria
argentina. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |