Avaliação de tecnologia educativa audiovisual da fisiologia da lactação no conhecimento e na percepção das mulheres da autoeficácia em amamentar
View/ Open
Date
2023-09-18Primeiro coorientador
Padoin, Stela Maris de Mello
Primeiro membro da banca
Langendorf, Tassiane Ferreira
Segundo membro da banca
Rodrigues, Andressa Peripolli
Terceiro membro da banca
Weinmann, Angela Regina Maciel
Quarto membro da banca
Góes, Fernanda Garcia Bezerra
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivos: Avaliar se a tecnologia educativa audiovisual da fisiologia da lactação promove conhecimento e percepção das mulheres na autoeficácia em amamentar. Avaliar a adequação e aparência do videoclipe pelas puérperas. Identificar barreiras e facilitadores para o uso dessa tecnologia pelas puérperas. Método: Pesquisa quase-experimental, do tipo antes e depois, realizada junto a puérperas em alojamento conjunto de dois hospitais públicos do sul do Brasil. Aplicou-se pré e pós-teste imediato para 156 puérperas de modo presencial e pós-teste tardio (entre o 7º e 18º dia após a primeira coleta) para 75 puérperas por telefone. Foram aplicados instrumento de avaliação de tecnologia assistiva (IATA) e validação de aparência de tecnologias educacionais em saúde (IVATES), e o teste de conhecimento acerca dos aspectos anatomofisiológicos da lactação e Breastfeeding Self-Efficacy Scale–Short Form (BSES-SF), além de questionamentos sobre as barreiras e facilitadores para o uso do conhecimento. Resultados: A tecnologia educativa foi avaliada como adequada (média = 1,93 DP = 0,12) e a validade de aparência foi excelente (IVA = 0,97). Ao analisar as respostas individuais das participantes em relação aos diferentes momentos da aplicação do teste de conhecimento não se observou um padrão constante de ganho de conhecimento, todavia, houve diferença significativa entre os três momentos. A mediana do teste antes da intervenção foi de 5 pontos (IIQ 4-7), depois foi de 9 (IIQ 7-10) e na etapa por telefone foi de 7 pontos (IIQ 6-8) (p < 0,001 para todas as comparações). A mediana do percentual de ganho de conhecimento do momento 1 para o momento 3 foi de 33% (IIQ 0-75%). Quando analisados os dados da BSES-SF, foram comparados os dados de AE das 75 mulheres que participaram em todas as etapas da pesquisa, evidenciando-se uma mediana de 66 (IIQ 60-69) no primeiro momento, mediana de 67 (IIQ 62-70) no segundo e no terceiro uma mediana de 69 (IIQ 66-70). Houve um aumento significativo de AE conforme cada momento de aplicação da BSES-SF (p < 0,001). Quando realizadas as comparações múltiplas, evidenciou-se que não houve variação significativa do tempo 1 para o tempo 2 (p = 0,165), porém, houve do tempo 2 (após aplicação da intervenção) para o 3 (p = 0,048) e do tempo 1 (antes da intervenção) para o 3 (p < 0,001). A média de ganho percentual de AE foi de 6,3% (DP 12,9%). De 5 participantes que começaram com uma AE média, 4 terminaram o estudo com uma AE alta, e de 70 cuja AE era alta eles se mantiveram, não havendo mudança significativa da categoria de AE (p = 0,125). Não houve relação de ganho de AE com variáveis de características das participantes. Conclusão: O uso do conhecimento traduzido acerca da fisiologia da lactação por meio de uma tecnologia audiovisual validada promove às puérperas ganho de conhecimento e de percepção acerca da AE. Este ganho não obteve significância estatística na associação com escolaridade, estado civil e ocupação das puérperas, nem com tipo de parto, experiência de amamentação e número de consultas pré-natal, o que indica que o videoclipe tem potencial de uso com conhecimento traduzido acessível à compreensão dessa população-alvo para mediar a educação em saúde.
Collections
The following license files are associated with this item: