Marcas surdas de professores codas compartilhadas nas tramas da interculturalidade
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Data
2023-12-14Primeiro membro da banca
Costa Junior, Euluze Rodrigues da
Segundo membro da banca
Giordani, Liliane Ferrari
Terceiro membro da banca
Gomes, Anie Pereira Goulart
Quarto membro da banca
Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial,
Inclusão e Diferença. Teve como objetivo geral da pesquisa: entender os processos
de constituição de subjetividades de professoras Codas como experiência
intercultural. A partir desse enunciado, pretendi entender as experiências dos sujeitos
Codas, enquanto filhos ouvintes de pais surdos, na fronteira linguística e cultural, bem
como as situações de negociações entre as línguas, para defender a Tese de que
professoras Codas reverberam suas experiências com a cultura surda como marcas
de vida intercultural. A estrutura da matriz de experiência foucaultiana, compreendida
no contexto das relações e situações de poder, saber e ética, foi resultado de tramas
nas redes que subjetivam, proporcionando situações de experiência as professoras
Estes, enquanto sujeitos da pesquisa, me ajudaram a pensar sobre as experiências
historicamente singulares, significadas pelos Codas nos discursos sobre surdos e
surdez, produzindo seus modos de ser, de estar no mundo como professoras Codas.
Para contemplar os objetivos, a escolha pela materialidade da pesquisa se deu pelas
conversas com professoras Codas e de publicações de autores Codas. Os conceitosferramentas que me auxiliaram na operacionalização da analítica desse estudo foram:
Experiência, Subjetivação e Interculturalidade, que se amalgamam; e, as noções de
Identidade e de Essencialismo, como operadores conceituais. A partir da
materialidade produzida, a análise dos dados se debruçou sobre as experiências
únicas e singulares dos sujeitos. Ancorada nas conversas e nas narrativas produzidas
emerge a noção de uma identidade Coda capaz de conduzir os processos de
constituição desses sujeitos a partir de um modelo de ser Coda, o qual passou a ser
entendido pelo viés de identificação cultural dos Codas como grupo. Este estudo
evidenciou a identidade Coda como algo importante para o fortalecimento enquanto
grupo cultural, porém, movimentou o olhar para situar a constituição subjetiva dessas
professoras no sentido de uma experiência Coda única e singular como marcas de
suas histórias de vida.
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