Trilhando caminhos na alfabetização: impactos da formação continuada na prática de uma professora alfabetizadora
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-20Primeiro membro da banca
Souza, Regina Aparecida Marques de
Segundo membro da banca
Schumacher, Jane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O tema dessa Dissertação teve como perspectiva aprofundar os estudos sobre formação
continuada de professores e alfabetização. Sabe-se que o processo de apropriação da leitura e
da escrita é um marco fundamental da inserção da criança na escola e base de todo ensino
escolar. Dessa forma, surgiram, nos campos da educação, da psicologia, da linguística, e da
sociolinguística muitas discussões acerca deste tema. Nesse sentido, esta pesquisa está
vinculada à LP1, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria e
teve como objetivo analisar como a formação continuada que a professora alfabetizadora
recebeu contribuiu e impactou na sua prática docente. Durante essa pesquisa, buscamos
evidenciar que o ensino de português nas escolas tem sido tensionado pela discussão entre
ensinar a língua portuguesa padrão para democratização do ensino e a valorização linguística
das classes populares. Buscou-se, então, a partir de uma pesquisa qualitativa, investigar e
reconhecer em que medida a formação continuada que a professora alfabetizadora recebeu
contribuiu e impactou na sua prática docente. Para tanto, a técnica para coleta de informações
foi realizada através de entrevista e de observação. A partir da análise das informações
coletadas, foram construídas as categorias de análise desta investigação qualitativa. Para análise
dos achados da pesquisa, foram organizados os materiais disponíveis, selecionando o material
para análise, buscando trazer reflexões e possíveis soluções ao problema em questão. Neste
sentido, concluiu-se que a formação continuada recebida através da UFSM, via PNAIC e pela
SMED, via PRONLA, garantiu os subsídios teóricos metodológicos para que a prática docente
enquanto alfabetizadora fosse construtivista e contribuísse para o processo de alfabetização.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: