Construção de uma cartilha educativa: um olhar aos povos indígenas na Quarta Colônia – patrimônio e etnicidades
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Data
2023-12-27Primeiro membro da banca
Rossato, Mônica
Segundo membro da banca
Pestana, Marlon Borges
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As populações indígenas são pioneiras e deixaram muitas contribuições no território
da Quarta Colônia Geoparque UNESCO de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.
Neste estudo, buscou-se construir um olhar atento e sensível sobre como emerge o
outro, neste caso abordar materiais didáticos em específico o indígena, grupo
pioneiro na nossa região, investigar tratamento adequado à abordagem, que
contemple a educação associando cultura e patrimônio. Estes por sua vez colaboram
com a coexistência de inúmeros fatores, entre eles, os sujeitos e suas etnicidades,
assim como a emergência da cultura indígena que resiste em meio a demais matrizes
dominantes. Esta pesquisa intitulada como “Construção de uma cartilha educativa:
um olhar aos povos indígenas na Quarta Colônia – patrimônio e etnicidades”, tem
como produto de pesquisa a cartilha Cultura indígena: Conhecer para Valorizar, que
se pode presenciar no município de Agudo – RS, parte integrante da Quarta Colônia
Geoparque UNESCO, do estado do Rio Grande do Sul. O material destina-se ao
público a partir de 10 anos, ou seja, do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Santos Reis, amparada na “Lei nº 11.645, de 10
março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afrobrasileira
nos estabelecimentos de ensino fundamental. Portanto, é possível ao longo
da caminhada tecer saberes e caminhos de aprendizagens para conhecer as
contribuições indígenas, valorizar e ensinar a história, bem como sua importância
dentro do espaço escolar e na sociedade. Este trabalho faz parte das vagas
contempladas aos professores inseridos na Quarta Colônia Geoparque UNESCO.
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