Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandão, Lenisa
dc.creatorNunes, Aline Flores
dc.date.accessioned2024-08-13T17:45:15Z
dc.date.available2024-08-13T17:45:15Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32736
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the therapeutic effects of a theater workshop with children who stutter. This is a multiple case study study with four children. Pre and post assessments of fluency and quality of life were carried out through the application of the Speech Fluency Assessment Protocol - ABFW and the Impact of Speech Disorders on Quality of Life Questionnaire. Both pre- and post-intervention estimates showed that all participants obtained similarity in their percentages of typical stuttering disfluencies. After the theater workshop, a slight reduction in the percentage of speech discontinuity and the percentage of stuttering disfluencies was observed, demonstrating an increase in the flow of words per minute of the participants. The Quality of Life Questionnaire showed the perception of important improvements after the theater workshop, mainly in the social, emotional and physical domains.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFonoterapiapor
dc.subjectGagueirapor
dc.subjectFluênciapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectSpeech therapyeng
dc.subjectStutteringeng
dc.subjectFluencyeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.titlePalavras brincantes: o teatro como aliado da intervenção fonoaudiológica para pessoas com gagueirapor
dc.title.alternativePlaying words: the theater as an ally of speech therapy intervention in people with struggerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo estudar os efeitos terapêuticos de uma oficina de teatro com crianças com disfluência de fala. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com quatro crianças. Foram realizadas pré e pós-avaliações da fluência e da qualidade de vida por meio da aplicação do Protocolo de Avaliação da Fluência de Fala – ABFW e do Questionário Impacto dos Distúrbios da Fala na Qualidade de Vida. As avaliações pré-intervenção mostraram que todos os participantes obtiveram similaridade nas porcentagens de disfluências típicas gagas, obtendo-se semelhança no grau do distúrbio. Após a oficina de teatro, foi observada uma leve redução do percentual de descontinuidade da fala e do percentual de disfluências gagas, demonstrando um aumento no fluxo de palavras por minuto dos participantes. O questionário mostrou-se sensível para a identificação do impacto dos distúrbios da fala na qualidade de vida dessas crianças, mostrando percepção de importantes melhoras na qualidade de vida após a oficina de teatro, principalmente nos domínios social, emocional e físico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto