dc.contributor.advisor | Garcia, Michele Vargas | |
dc.creator | Schindler, Davi Diell | |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T17:45:33Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T17:45:33Z | |
dc.date.issued | 2023-07-13 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32737 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Electronic games provide an environment rich in auditory stimuli, which can function as
long-term auditory training. The objective of this study is to examine and compare the
auditory, cognitive, and neurophysiological function of the central auditory nervous system
among individuals who play electronic games with reference values, analyzing the potential
benefits they may have on Central Auditory Processing (CAP). To achieve this, a battery of
Central Auditory Processing (CAP) tests, neuropsychological evaluations, and Long Latency
Auditory Evoked Potentials (LLAEP) were conducted. Ten young adults aged 18 to 29 years,
with a mean age of 23.3 years, participated in the study (8 males; 2 females). To be eligible
for the research, all individuals had to present normal audiometry, immittance, and Auditory
Brainstem Response (ABR) - click. Additionally, they should have a routine of playing
electronic games for at least 6 hours per week.As results, the Digits Dichotic Test, Frequency
and Duration Pattern Test, Gap In Noise, and Masking Level Difference tests all showed
performance above reference values. Moreover, the neurophysiological exogenous potentials
of the LLAEP were within normal limits, but a significant absence was noted in the search for
the P300 wave, along with a performance below expectations in the Neupsilin test.In
conclusion, the results indicate a significant change in the central auditory processing of
gamers, as evidenced by a substantial improvement in performance on the cognitive auditory
tests conducted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processamento auditivo | por |
dc.subject | Potencial evocado auditivo | por |
dc.subject | Cognição | por |
dc.subject | Jogos eletrônicos | por |
dc.subject | Auditory processing | eng |
dc.subject | Auditory evoked potential | eng |
dc.subject | Cognition | eng |
dc.subject | Video games | eng |
dc.title | Jogadores de jogos eletrônicos (gamers): análise da cognição e do sistema nervoso auditivo central em jovens adultos | por |
dc.title.alternative | Videogame players (gamers): analysis of cognition and the central auditory nervous system in young adults | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | por |
dc.description.resumo | Os jogos eletrônicos proporcionam um ambiente rico em estímulos auditivos que podem ser
funcionar como um treinamento auditivo a longo prazo, o objetivo deste estudo é examinar e
comparar as habilidades auditivas, cognitivas e função neurofisiológica do sistema nervoso
auditivo central entre indivíduos que jogam jogos eletrônicos com os valores de referência,
analisando os possíveis benefícios que estes podem ter no Processamento Auditivo Central.
Para isso, foi realizada uma bateria de testes de Processamento Auditivo Central(PAC),
avaliação neuropsicológica e o Potencial Evocado de Longa Latência (PEALL). Participaram
do presente estudo, dez adultos jovens com idade entre 18 a 29 anos, média de 23,3 anos, (8
homens; 2 mulheres). Para participar da pesquisa, todos os indivíduos deveriam apresentar
audiometria, imitanciometria e Potencial Evocado de Tronco Encefálico (PEATE)-click
dentro da normalidade e ter como rotina jogar jogos eletrônicos por pelo menos 6 horas
semanais. Como resultados, obtivemos o Teste Dicótico de Dígitos, Teste de Padrão de
Frequência e Duração, Gap In Noise e Masking Level Difference, apresentaram-se acima dos
valores de referência. Notou - se também, potenciais exógenos neurofisiológicos do PEALL
dentro da normalidade, mas uma ausência significativa na busca da onda P300, juntamente
com um desempenho abaixo do esperado no teste Neupsilin. Em conclusão, os resultados
indicam que existe uma mudança significativa no processamento auditivo central dos gamers,
evidenciada pela melhora substancial de desempenho nos testes auditivos cognitivos
realizados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |