Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Michele Vargas
dc.creatorSchindler, Davi Diell
dc.date.accessioned2024-08-13T17:45:33Z
dc.date.available2024-08-13T17:45:33Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32737
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractElectronic games provide an environment rich in auditory stimuli, which can function as long-term auditory training. The objective of this study is to examine and compare the auditory, cognitive, and neurophysiological function of the central auditory nervous system among individuals who play electronic games with reference values, analyzing the potential benefits they may have on Central Auditory Processing (CAP). To achieve this, a battery of Central Auditory Processing (CAP) tests, neuropsychological evaluations, and Long Latency Auditory Evoked Potentials (LLAEP) were conducted. Ten young adults aged 18 to 29 years, with a mean age of 23.3 years, participated in the study (8 males; 2 females). To be eligible for the research, all individuals had to present normal audiometry, immittance, and Auditory Brainstem Response (ABR) - click. Additionally, they should have a routine of playing electronic games for at least 6 hours per week.As results, the Digits Dichotic Test, Frequency and Duration Pattern Test, Gap In Noise, and Masking Level Difference tests all showed performance above reference values. Moreover, the neurophysiological exogenous potentials of the LLAEP were within normal limits, but a significant absence was noted in the search for the P300 wave, along with a performance below expectations in the Neupsilin test.In conclusion, the results indicate a significant change in the central auditory processing of gamers, as evidenced by a substantial improvement in performance on the cognitive auditory tests conducted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcessamento auditivopor
dc.subjectPotencial evocado auditivopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectJogos eletrônicospor
dc.subjectAuditory processingeng
dc.subjectAuditory evoked potentialeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectVideo gameseng
dc.titleJogadores de jogos eletrônicos (gamers): análise da cognição e do sistema nervoso auditivo central em jovens adultospor
dc.title.alternativeVideogame players (gamers): analysis of cognition and the central auditory nervous system in young adultseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoOs jogos eletrônicos proporcionam um ambiente rico em estímulos auditivos que podem ser funcionar como um treinamento auditivo a longo prazo, o objetivo deste estudo é examinar e comparar as habilidades auditivas, cognitivas e função neurofisiológica do sistema nervoso auditivo central entre indivíduos que jogam jogos eletrônicos com os valores de referência, analisando os possíveis benefícios que estes podem ter no Processamento Auditivo Central. Para isso, foi realizada uma bateria de testes de Processamento Auditivo Central(PAC), avaliação neuropsicológica e o Potencial Evocado de Longa Latência (PEALL). Participaram do presente estudo, dez adultos jovens com idade entre 18 a 29 anos, média de 23,3 anos, (8 homens; 2 mulheres). Para participar da pesquisa, todos os indivíduos deveriam apresentar audiometria, imitanciometria e Potencial Evocado de Tronco Encefálico (PEATE)-click dentro da normalidade e ter como rotina jogar jogos eletrônicos por pelo menos 6 horas semanais. Como resultados, obtivemos o Teste Dicótico de Dígitos, Teste de Padrão de Frequência e Duração, Gap In Noise e Masking Level Difference, apresentaram-se acima dos valores de referência. Notou - se também, potenciais exógenos neurofisiológicos do PEALL dentro da normalidade, mas uma ausência significativa na busca da onda P300, juntamente com um desempenho abaixo do esperado no teste Neupsilin. Em conclusão, os resultados indicam que existe uma mudança significativa no processamento auditivo central dos gamers, evidenciada pela melhora substancial de desempenho nos testes auditivos cognitivos realizados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto