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dc.contributor.advisorBiaggio, Eliara Pinto Vieira
dc.contributor.advisorPiber, Viviane Dutra
dc.creatorGertz, Ana Laura
dc.date.accessioned2024-08-15T18:03:32Z
dc.date.available2024-08-15T18:03:32Z
dc.date.issued2022-08-30
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32792
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractPurpose: To describe how parents/guardians communicated with their hearingimpaired children about the COVID-19 pandemic. In addition to analyzing the impact of the pandemic on emotional issues, access to health services, access to specialized care, and school performance, from the perspective of parents/guardians. And finally, to investigate whether the degree of children's hearing loss was associated with their school performance during the pandemic period. Methods: This study has an observational, descriptive, quantitative, cross-sectional design. Twenty-six parents/guardians of hearing-impaired children and adolescents, aged four to 14 years, who take part in a Unified Health System Hearing Health Program, participated in this research. A questionnaire developed by the researchers with objective questions was applied to the parents/guardians and teachers. For sample characterization, a descriptive analysis of the data was carried out. Pearson's chi-square test was used (p≤0.05). Results: More than half responded that they use oral language to inform and guide their children about the pandemic; most subjects also scored at least some emotional impact. In addition, half of the subjects used hearing aids without proper assistance; less than half reported that they received insufficient guidance for telemarketing; more than half followed the classes only remotely. Não houve associação entre o grau de deficiência auditiva e o desempenho na vida escolar durante a pandemia. Conclusion: It was concluded that the covid-19 pandemic had some impact on the rehabilitation of hearing-impaired children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência auditivapor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectAuxiliares de audiçãopor
dc.subjectCorreção de deficiência auditiva.por
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectHearing deficiencyeng
dc.subjectHearing aidseng
dc.subjectCorrection of hearing impairmenteng
dc.subjectMainstreamingeng
dc.titleO impacto da pandemia de Covid-19 na reabilitação de pré-escolares, crianças e adolescentes com deficiência auditiva: olhar dos pais e/ou responsáveispor
dc.title.alternativeThe impact of pandemic Covid-19 on the rehabilitation of hearing impaired children: parents' and/or guardians' viewseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoObjetivo: Descrever como foi a comunicação de pais/responsáveis aos seus filhos com deficiência auditiva sobre a pandemia de COVID-19. Analisar o impacto da pandemia nas questões emocionais, no acesso aos serviços de assistência técnica dos auxiliares de audição, no acesso a fonoterapia e no desempenho escolar, sob a perspectiva dos pais/responsáveis. Além de investigar se o grau da deficiência auditiva da criança teve associação com o seu desempenho escolar no período pandêmico. Métodos: Delineamento observacional, descritivo, transversal. Participaram 26 pais/responsáveis de pré-escolares, crianças e adolescentes com deficiência auditiva, com idade de quatro a 14 anos, que fazem parte de um Programa de Saúde Auditiva. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre a temática. Realizou-se uma análise descritiva e estatística dos dados. Resultados: Mais da metade responderam que utilizam a linguagem oral para informar e orientar seus filhos sobre a pandemia; a maior parte dos sujeitos também pontuou pelo menos algum impacto emocional. Além disso, metade dos sujeitos fez o uso da prótese auditiva sem a devida assistência; menos da metade relatou que recebeu orientações insuficientes para o teleatendimento; mais da metade acompanhou as aulas apenas de forma remota. Não houve associação entre o grau de deficiência auditiva e o desempenho na vida escolar durante a pandemia. Conclusão: Observou-se diferentes repercussões da pandemia do COVID-19 na vida dos pré-escolares, crianças e adolescentes com deficiência auditiva, especialmente em relação a comunicação sobre tal pandemia, aos aspectos emocionais, o acesso à assistência técnica, a fonoterapia e desempenho escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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