dc.contributor.advisor | Biaggio, Eliara Pinto Vieira | |
dc.contributor.advisor | Piber, Viviane Dutra | |
dc.creator | Gertz, Ana Laura | |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T18:03:32Z | |
dc.date.available | 2024-08-15T18:03:32Z | |
dc.date.issued | 2022-08-30 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32792 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Purpose: To describe how parents/guardians communicated with their hearingimpaired children about the COVID-19 pandemic. In addition to analyzing the impact
of the pandemic on emotional issues, access to health services, access to specialized
care, and school performance, from the perspective of parents/guardians. And finally,
to investigate whether the degree of children's hearing loss was associated with their
school performance during the pandemic period. Methods: This study has an
observational, descriptive, quantitative, cross-sectional design. Twenty-six
parents/guardians of hearing-impaired children and adolescents, aged four to 14 years,
who take part in a Unified Health System Hearing Health Program, participated in this
research. A questionnaire developed by the researchers with objective questions was
applied to the parents/guardians and teachers. For sample characterization, a
descriptive analysis of the data was carried out. Pearson's chi-square test was used
(p≤0.05). Results: More than half responded that they use oral language to inform and
guide their children about the pandemic; most subjects also scored at least some
emotional impact. In addition, half of the subjects used hearing aids without proper
assistance; less than half reported that they received insufficient guidance for
telemarketing; more than half followed the classes only remotely. Não houve
associação entre o grau de deficiência auditiva e o desempenho na vida escolar
durante a pandemia. Conclusion: It was concluded that the covid-19 pandemic had
some impact on the rehabilitation of hearing-impaired children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Deficiência auditiva | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Auxiliares de audição | por |
dc.subject | Correção de deficiência auditiva. | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Hearing deficiency | eng |
dc.subject | Hearing aids | eng |
dc.subject | Correction of hearing impairment | eng |
dc.subject | Mainstreaming | eng |
dc.title | O impacto da pandemia de Covid-19 na reabilitação de pré-escolares, crianças e adolescentes com deficiência auditiva: olhar dos pais e/ou responsáveis | por |
dc.title.alternative | The impact of pandemic Covid-19 on the rehabilitation of hearing impaired children: parents' and/or guardians' views | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | por |
dc.description.resumo | Objetivo: Descrever como foi a comunicação de pais/responsáveis aos seus filhos
com deficiência auditiva sobre a pandemia de COVID-19. Analisar o impacto da
pandemia nas questões emocionais, no acesso aos serviços de assistência técnica
dos auxiliares de audição, no acesso a fonoterapia e no desempenho escolar, sob a
perspectiva dos pais/responsáveis. Além de investigar se o grau da deficiência
auditiva da criança teve associação com o seu desempenho escolar no período
pandêmico. Métodos: Delineamento observacional, descritivo, transversal.
Participaram 26 pais/responsáveis de pré-escolares, crianças e adolescentes com
deficiência auditiva, com idade de quatro a 14 anos, que fazem parte de um Programa
de Saúde Auditiva. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre a
temática. Realizou-se uma análise descritiva e estatística dos dados. Resultados:
Mais da metade responderam que utilizam a linguagem oral para informar e orientar
seus filhos sobre a pandemia; a maior parte dos sujeitos também pontuou pelo menos
algum impacto emocional. Além disso, metade dos sujeitos fez o uso da prótese
auditiva sem a devida assistência; menos da metade relatou que recebeu orientações
insuficientes para o teleatendimento; mais da metade acompanhou as aulas apenas
de forma remota. Não houve associação entre o grau de deficiência auditiva e o
desempenho na vida escolar durante a pandemia. Conclusão: Observou-se
diferentes repercussões da pandemia do COVID-19 na vida dos pré-escolares,
crianças e adolescentes com deficiência auditiva, especialmente em relação a
comunicação sobre tal pandemia, aos aspectos emocionais, o acesso à assistência
técnica, a fonoterapia e desempenho escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |