Gestão pedagógica de processos formativos na formação continuada: oportunidade viabilizada por um projeto de ensino
Abstract
Este estudo monográfico é decorrente dos processos desenvolvidos no curso de
Especialização em Gestão Educacional, junto a linha de pesquisa LP2- Políticas e
Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, também, se
constitui como produção do Grupo de Estudos e Pesquisas Docência, Infância e
Formação (DOCINFOCA), coordenado pela Prof.ª Dra. Taciana Camera Segat. Tem
como problema de pesquisa: investigar quais as reverberações potencializadas
através das práticas formativas desenvolvidas ao longo da pandemia aos gestores e
professores. Essa pesquisa foi viabilizada através da formação continuada e mediada
pelo Projeto de Ensino intitulado como Movimentos Colaborativos-dialógicos nas
Práticas de Ensino e nos Estágio Supervisionado nos Cursos de Pedagogia
UFSM/CE: encontros entre formação continuada e inicial em tempos de pandemia,
registrado no GAP sob número 055632, tendo por base um conjunto de produções e
materiais produzidos a partir da formação proporcionada pelo grupo de pesquisa e
estudo Docinfoca. Como objetivo geral proponho investigar se as práticas
formativas desenvolvidas ao longo da pandemia potencializaram aos gestores,
acadêmicos e professores participantes do Projeto de Ensino, objeto desta
pesquisa, reinventar seus fazeres pedagógicos. No que tange aos objetivos
específicos, foram definidos: verificar as possibilidades que os gestores
encontraram para sua formação durante e após a pandemia; compreender a
importância do papel da gestão nos processos formativos da equipe docente.
Quanto a metodologia de pesquisa, foi realizado um estudo exploratório de
abordagem qualitativa, com base em um roteiro de diálogo com professoras e uma
gestora participante. Os principais resultados direcionam para a importância de uma
rede dialógica formativa, que possibilita e compreende os espaços e tempos dos
sujeitos inseridos dentro do espaço escolar. Oportunizando movimentos que
colaboram com o processo de aprendizagem dos alunos.
Collections
- Gestão Educacional [292]
The following license files are associated with this item: