O livro didático de língua portuguesa no ensino fundamental: um estudo sobre a relação entre leitura e gramática pelo viés da análise linguística
Resumo
O desenvolvimento da Prática de Análise Linguística se faz necessário, pois é uma perspectiva teórica capaz de auxiliar o desenvolvimento do ensino do componente curricular Língua Portuguesa, possibilitando caminhos para ir ao encontro do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a Prática de Análise Linguística proporciona um trabalho que relaciona as diferentes práticas de linguagem, permitindo um ensino reflexivo e que leva em consideração as diferentes realidades dos alunos, permitindo que eles tomem consciência da linguagem e de seus diversos usos e significados. Como objetivo geral, busca-se “averiguar se existem atividades de leitura no livro didático que promovem a análise linguística”; já com relação aos objetivos específicos, estipulou-se “verificar sinalizações da Base Nacional Comum Curricular sobre o trabalho com Análise Linguística e Leitura”; “refletir sobre a relação entre leitura e análise linguística no processo de exploração da leitura a partir das classes gramaticais” e “discutir sobre a importância do ensino interligado de leitura e análise linguística para a aprendizagem do processo leitor”. Como corpus, foi analisada a unidade 1 do livro didático “Araribá Conecta”, referente ao 8° ano do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, a fim de compreender a organização e funcionamento do livro didático e averiguar em que nível ele cumpre com a proposta de apresentar atividades que explorem textos de diferentes gêneros da esfera textual/discursiva através da análise linguística, com foco no recorte classe de palavras. Entre os principais autores que subsidiarão este trabalho encontram-se Mendonça (2005); Bezerra e Reinaldo (2013); Koch (2015); Silva (2012); Gil (2008); Geraldi (1997); e Travaglia (2009). Como principal resultado, observou-se que existem atividades que contemplam análise linguística na ferramenta observada, tendo como suporte as classes gramaticais, recorte proposto nesta pesquisa. É possível afirmar, porém, que tais atividades permitem uma imersão mais reflexiva na leitura do texto, desde que contem com um espaço de interlocução mediado pelo docente.