Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMotta, Vaima Regina Alves
dc.creatorMartini, Gabrieli
dc.date.accessioned2024-08-16T14:01:33Z
dc.date.available2024-08-16T14:01:33Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32807
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras - Licenciatura, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe development of Linguistic Analysis Practice is necessary because it is a theoretical perspective that assists in the development of teaching practices in the Portuguese Language Curriculum Component, which enables paths through which what has been proposed by the Common National Curricular Basis can be reached. Furthermore, Linguistic Analysis Practice enables a work that connects the different language practices, thus facilitating a reflective teaching that also takes into consideration the diverse realities of students, so that they are able to raise awareness of language and its various uses and meanings. As a general objective, the present study seeks “to investigate whether there are reading activities in the textbook that stimulate Linguistic Analysis and Reading”; in relation to the specific objectives, it has been stipulated “to verify signs from the Common National Curricular Basis about the work with Linguistic Analysis and Reading”; “to reflect about the relationship between Reading and Linguistic Analysis in the process of reading exploration through grammatical classes and to discuss about the importance of interlinked teaching of Reading and Linguistic Analysis for reading process learning”. As corpus, unity 1 from “Araribá Conecta” textbook relative to the 8th grade of Elementary School has been analyzed. The methodology of the research was of qualitative nature in order to understand the organization and functioning of the textbook and to assess to what extent it fulfills the proposal of presenting activities that explore texts of different genres from the textual/discursive sphere through Linguistic Analysis, with emphasis on word classes. Amongst the main authors who shall base this research stand Mendonça (2005); Bezerra and Reinaldo (2013); Koch (2015); Silva (2012), Gil (2008); Geraldi (1997) and Travaglia (2009). As a main result, it was observed that there are activities that encompass Linguistic Analysis in the observed instrument being supported by grammatical classes as proposed by the present research. It is possible to state, however, that these activities allow a more reflective immersion in text reading as long as there is an interlocution space mediated by a teacher.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise linguísticapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectPrática de análise linguísticapor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectLinguistic analysiseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLinguistic analysis practiceeng
dc.subjectCommon National Curricular Basiseng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleO livro didático de língua portuguesa no ensino fundamental: um estudo sobre a relação entre leitura e gramática pelo viés da análise linguísticapor
dc.title.alternativePortuguese language textbook in elementary school: a study about the relationship between reading and grammar through the lens of linguistic analysiseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Letras - Licenciatura - Português e Literaturas de Língua Portuguesapor
dc.description.resumoO desenvolvimento da Prática de Análise Linguística se faz necessário, pois é uma perspectiva teórica capaz de auxiliar o desenvolvimento do ensino do componente curricular Língua Portuguesa, possibilitando caminhos para ir ao encontro do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a Prática de Análise Linguística proporciona um trabalho que relaciona as diferentes práticas de linguagem, permitindo um ensino reflexivo e que leva em consideração as diferentes realidades dos alunos, permitindo que eles tomem consciência da linguagem e de seus diversos usos e significados. Como objetivo geral, busca-se “averiguar se existem atividades de leitura no livro didático que promovem a análise linguística”; já com relação aos objetivos específicos, estipulou-se “verificar sinalizações da Base Nacional Comum Curricular sobre o trabalho com Análise Linguística e Leitura”; “refletir sobre a relação entre leitura e análise linguística no processo de exploração da leitura a partir das classes gramaticais” e “discutir sobre a importância do ensino interligado de leitura e análise linguística para a aprendizagem do processo leitor”. Como corpus, foi analisada a unidade 1 do livro didático “Araribá Conecta”, referente ao 8° ano do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, a fim de compreender a organização e funcionamento do livro didático e averiguar em que nível ele cumpre com a proposta de apresentar atividades que explorem textos de diferentes gêneros da esfera textual/discursiva através da análise linguística, com foco no recorte classe de palavras. Entre os principais autores que subsidiarão este trabalho encontram-se Mendonça (2005); Bezerra e Reinaldo (2013); Koch (2015); Silva (2012); Gil (2008); Geraldi (1997); e Travaglia (2009). Como principal resultado, observou-se que existem atividades que contemplam análise linguística na ferramenta observada, tendo como suporte as classes gramaticais, recorte proposto nesta pesquisa. É possível afirmar, porém, que tais atividades permitem uma imersão mais reflexiva na leitura do texto, desde que contem com um espaço de interlocução mediado pelo docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples