dc.contributor.advisor | Patatt, Fernanda Soares Aurélio | |
dc.contributor.advisor | Machado, Rochele Martins | |
dc.creator | Streit, Glória Cristina de Souza | |
dc.creator | Nascimento, Rafael Niederauer do | |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T12:05:50Z | |
dc.date.available | 2024-08-19T12:05:50Z | |
dc.date.issued | 2023-08-23 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32810 | |
dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to verify the effectiveness of a proposal for an educational activity, in
remote format, for Community Health Workers (CHWs) of Santa Maria/RS about themes
related to hearing, and to verify if there is any relation between the level of knowledge
acquired and the variants age, length of service and education. Cross-sectional
quantitative research was carried out from August to October 2021, in which 44 active
CHWs participated in the data collection period, who were present at the three proposed
meetings, and who agreed to participate in the study. The meetings took place through
the Google Meet platform and data collection took place through the application, before
and after the educational activities, of Quizzes containing problem situations, prepared
by Google Forms. The topics covered in the activities were: 1) hearing, 2) health/hearing
disorders, 3) organization and operation of the Hearing Health Care Service (HHCS), 4)
notions about the use, handling, and cleaning of hearing aids and 5) importance of the
return of users to HHCS. The compiled data were analyzed using the chi-square statistical
and equality of two proportions tests (p<0.05). It can be seen a significant increase in the
rate of correct answers in the Quiz after training topics 1(p=0.002), 2(p=0.001), 3, and
4(p<0.001), as well as in the level of knowledge acquired about the first four themes
(p<0.001), however, the level of knowledge acquired is not related to the variants studied.
Thus, it can be concluded that the educational actions proved to be effective, promoting
a significant increase in the level of knowledge on most of the topics covered, however,
this is not related to the variants of age, length of service, and education | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Audição | por |
dc.subject | Agentes comunitários de saúde | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Efetividade | por |
dc.subject | Hearing | eng |
dc.subject | Community health workers | eng |
dc.subject | Health education | eng |
dc.subject | Effectiveness | eng |
dc.subject | Family health strategy | eng |
dc.title | Efetividade de ações educativas na modalidade remota sobre saúde auditiva de adultos e idosos para agentes comunitários de saúde | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou verificar a efetividade de uma proposta de ação educativa, no
formato remoto, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Santa Maria/RS sobre
temáticas relacionadas à audição, e identificar se há relação do nível de conhecimento
adquirido e as variáveis idade, tempo de função e escolaridade. Pesquisa quantitativa de
caráter transversal, realizada de agosto a outubro de 2021. Participaram 44 ACS ativos
no período da coleta dos dados, que estiveram presentes nos três encontros propostos e
que concordaram em participar do estudo. Os encontros ocorreram por meio da
plataforma Google Meet e a coleta de dados deu-se através da aplicação, antes e após as
ações educativas, de Quizzes contendo situações-problema, elaborados no Google Forms.
Os temas abordados nas ações foram: 1) audição, 2) saúde/alterações auditivas, 3)
organização e funcionamento do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA), 4) noções
sobre o uso, manuseio e higienização das próteses auditivas e 5) importância do retorno
dos usuários ao SASA. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos Qui-quadrado e
Igualdade de Duas Proporções, ambos com nível de significância de 5% (p-valor<0,05).
Pode-se constatar um aumento significativo no índice de acertos do Quiz pós capacitação
dos temas 1(p=0,002), 2(p=0,001), 3 e 4(p<0,001), bem como, no nível de conhecimento
adquirido sobre as quatro primeiras temáticas (p<0,001), entretanto, o nível de
conhecimento adquirido não está relacionado às variáveis estudadas. Assim, pode-se
concluir que as ações educativas se mostraram efetivas, promovendo aumento
significativo no nível de conhecimento sobre a maioria dos temas abordados, entretanto,
este não está relacionado às variáveis idade, tempo de função e escolaridade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |