Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPatatt, Fernanda Soares Aurélio
dc.contributor.advisorMachado, Rochele Martins
dc.creatorStreit, Glória Cristina de Souza
dc.creatorNascimento, Rafael Niederauer do
dc.date.accessioned2024-08-19T12:05:50Z
dc.date.available2024-08-19T12:05:50Z
dc.date.issued2023-08-23
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32810
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Fonoaudiologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis study aimed to verify the effectiveness of a proposal for an educational activity, in remote format, for Community Health Workers (CHWs) of Santa Maria/RS about themes related to hearing, and to verify if there is any relation between the level of knowledge acquired and the variants age, length of service and education. Cross-sectional quantitative research was carried out from August to October 2021, in which 44 active CHWs participated in the data collection period, who were present at the three proposed meetings, and who agreed to participate in the study. The meetings took place through the Google Meet platform and data collection took place through the application, before and after the educational activities, of Quizzes containing problem situations, prepared by Google Forms. The topics covered in the activities were: 1) hearing, 2) health/hearing disorders, 3) organization and operation of the Hearing Health Care Service (HHCS), 4) notions about the use, handling, and cleaning of hearing aids and 5) importance of the return of users to HHCS. The compiled data were analyzed using the chi-square statistical and equality of two proportions tests (p<0.05). It can be seen a significant increase in the rate of correct answers in the Quiz after training topics 1(p=0.002), 2(p=0.001), 3, and 4(p<0.001), as well as in the level of knowledge acquired about the first four themes (p<0.001), however, the level of knowledge acquired is not related to the variants studied. Thus, it can be concluded that the educational actions proved to be effective, promoting a significant increase in the level of knowledge on most of the topics covered, however, this is not related to the variants of age, length of service, and educationeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAudiçãopor
dc.subjectAgentes comunitários de saúdepor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectEfetividadepor
dc.subjectHearingeng
dc.subjectCommunity health workerseng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectEffectivenesseng
dc.subjectFamily health strategyeng
dc.titleEfetividade de ações educativas na modalidade remota sobre saúde auditiva de adultos e idosos para agentes comunitários de saúdepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoEste estudo objetivou verificar a efetividade de uma proposta de ação educativa, no formato remoto, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Santa Maria/RS sobre temáticas relacionadas à audição, e identificar se há relação do nível de conhecimento adquirido e as variáveis idade, tempo de função e escolaridade. Pesquisa quantitativa de caráter transversal, realizada de agosto a outubro de 2021. Participaram 44 ACS ativos no período da coleta dos dados, que estiveram presentes nos três encontros propostos e que concordaram em participar do estudo. Os encontros ocorreram por meio da plataforma Google Meet e a coleta de dados deu-se através da aplicação, antes e após as ações educativas, de Quizzes contendo situações-problema, elaborados no Google Forms. Os temas abordados nas ações foram: 1) audição, 2) saúde/alterações auditivas, 3) organização e funcionamento do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA), 4) noções sobre o uso, manuseio e higienização das próteses auditivas e 5) importância do retorno dos usuários ao SASA. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos Qui-quadrado e Igualdade de Duas Proporções, ambos com nível de significância de 5% (p-valor<0,05). Pode-se constatar um aumento significativo no índice de acertos do Quiz pós capacitação dos temas 1(p=0,002), 2(p=0,001), 3 e 4(p<0,001), bem como, no nível de conhecimento adquirido sobre as quatro primeiras temáticas (p<0,001), entretanto, o nível de conhecimento adquirido não está relacionado às variáveis estudadas. Assim, pode-se concluir que as ações educativas se mostraram efetivas, promovendo aumento significativo no nível de conhecimento sobre a maioria dos temas abordados, entretanto, este não está relacionado às variáveis idade, tempo de função e escolaridade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto