Estratégias pedagógicas e recursos educacionais para o ensino de computação para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura
Resumen
Este trabalho aborda as principais estratégias pedagógicas e recursos educacionais utilizados no ensino de computação para alunos com deficiência visual, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O objetivo é identificar as dificuldades enfrentadas por esses alunos e trazer sugestões que possam auxiliar professores a desenvolver recursos educacionais mais inclusivos. A RSL foi desenvolvida utilizando a abordagem proposta por Kitchenham e Charters (2007), envolvendo como bases pesquisadas, Sociedade Brasileira de Computação (SOL), Revista Novas Tecnologias (RENOTE) e o portal de Periódicos CAPES os impactos da deficiência visual no ensino de Computação, considerando que o foco era identificar como esse tema vem sendo trabalhado no cenário nacional. Como alguns resultados, menciona-se as tecnologias assistivas como o Braille, softwares de leitura de tela e impressoras de alto relevo, destacadas como ferramentas essenciais, mas que ainda possuem limitações significativas. Em relação às principais dificuldades enfrentadas por estudantes, as principais menções foram em relação à disciplinas que envolvem Cálculo I ou Engenharia de Software, que possuem forte influência de recursos visuais. No que concerne à recursos educacionais e tecnológicos sendo desenvolvidos ou utilizados, foram identificados leitores de tela como essenciais, além de interfaces tangíveis de usuário e linguagens de programação acessíveis. A pesquisa busca elencar recomendações extraídas dos artigos analisados, que podem propiciar aos professores estratégias para isso.
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