Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorLengruber, Henrique
dc.date.accessioned2024-08-23T13:42:56Z
dc.date.available2024-08-23T13:42:56Z
dc.date.issued2024-08-16
dc.date.submitted2024-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32881
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2024.por
dc.description.abstractThis paper discusses the main pedagogical strategies and educational resources used to teach computer science to visually impaired students, through a Systematic Literature Review (SLR). The aim is to identify the difficulties faced by these students and provide suggestions that can help teachers develop more inclusive educational resources. The SRL was developed using the approach proposed by Kitchenham and Charters (2007), involving the research bases Sociedade Brasileira de Computação (SOL), Revista Novas Tecnologias (RENOTE) and the CAPES Periodicals portal on the impacts of visual impairment on Computing teaching, considering that the focus was to identify how this topic has been worked on in the national scenario. Some of the results include assistive technologies such as Braille, screen-reading software and high relief printers, which were highlighted as essential tools, but which still have significant limitations. With regard to the main difficulties faced by students, the main mentions were in relation to subjects involving Calculus I or Software Engineering, which are strongly influenced by visual resources. With regard to the educational and technological resources being developed or used, screen readers were identified as essential, as well as tangible user interfaces and accessible programming languages. The research seeks to list recommendations drawn from the articles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTecnologias assistivaspor
dc.subjectEnsino de computaçãopor
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapor
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectAssistive technologieseng
dc.subjectComputer science educationeng
dc.subjectSystematic revieweng
dc.titleEstratégias pedagógicas e recursos educacionais para o ensino de computação para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática de literaturapor
dc.title.alternativePedagogical strategies and educational resources for teaching computer science to visually impaired students: a systematic revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho aborda as principais estratégias pedagógicas e recursos educacionais utilizados no ensino de computação para alunos com deficiência visual, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O objetivo é identificar as dificuldades enfrentadas por esses alunos e trazer sugestões que possam auxiliar professores a desenvolver recursos educacionais mais inclusivos. A RSL foi desenvolvida utilizando a abordagem proposta por Kitchenham e Charters (2007), envolvendo como bases pesquisadas, Sociedade Brasileira de Computação (SOL), Revista Novas Tecnologias (RENOTE) e o portal de Periódicos CAPES os impactos da deficiência visual no ensino de Computação, considerando que o foco era identificar como esse tema vem sendo trabalhado no cenário nacional. Como alguns resultados, menciona-se as tecnologias assistivas como o Braille, softwares de leitura de tela e impressoras de alto relevo, destacadas como ferramentas essenciais, mas que ainda possuem limitações significativas. Em relação às principais dificuldades enfrentadas por estudantes, as principais menções foram em relação à disciplinas que envolvem Cálculo I ou Engenharia de Software, que possuem forte influência de recursos visuais. No que concerne à recursos educacionais e tecnológicos sendo desenvolvidos ou utilizados, foram identificados leitores de tela como essenciais, além de interfaces tangíveis de usuário e linguagens de programação acessíveis. A pesquisa busca elencar recomendações extraídas dos artigos analisados, que podem propiciar aos professores estratégias para isso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto