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dc.contributor.advisorFontoura, Lisandra Manzoni
dc.creatorColares, Virgínia Moreira Marques
dc.date.accessioned2024-08-23T13:58:30Z
dc.date.available2024-08-23T13:58:30Z
dc.date.issued2024-08-18
dc.date.submitted2024-08-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32887
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2024.por
dc.description.abstractEffective risk management in software project is essential for the success and continuity of development initiatives. In a context where traditional teaching methods are increasingly challenged by the need for practical and safe experiences, innovative practices such as educational games stand out. They provide experiential learning in controlled environments, which is particularly valuable for areas such as risk management in software projects. This study developed and evaluated the educational game "Risk in Game" as a tool to teach risk management practices in software projects, aiming to enhance understanding and application of these concepts among computer science students. The game was designed to simulate a software development environment where teams face challenges representative of both negative risks and positive opportunities. The students who played Risk in Game answered a questionnaire that allowed them to evaluate their experience and perception of the game. Preliminary results indicate a positive reception from the participants, highlighting the effectiveness of the game in raising awareness about risks in software projects. The analysis of the player experience revealed that participants felt confident in the game’s ability to promote learning, they considered the game challenging and enjoyable, and reported good social interaction. Furthermore, most players perceived that the game contributed significantly to their understanding of risk management concepts.There was also significant interest in the practical application of concepts learned during the game, with some students expressing the intention to use Risk in Game in their own development teams. Risk in Game has proven to be a promising tool for teaching risk management in educational contexts in computing courses, as it not only raises awareness about risks but also facilitates social interaction and promotes engaging and effective learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogo educacionalpor
dc.subjectGerenciamento de riscospor
dc.subjectProjetos de softwarepor
dc.subjectEducational gameeng
dc.subjectRisk managementeng
dc.subjectSoftware projectseng
dc.titleRisco em jogo: um jogo de tabuleiro para o ensino-aprendizagem em gerência de projetos de softwarepor
dc.title.alternativeA board game for teaching-learning in software project managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoA gestão eficaz de riscos em projetos de software é essencial para o sucesso e continuidade das iniciativas de desenvolvimento. Em um contexto onde métodos tradicionais de ensino são cada vez mais desafiados pela necessidade de experiências práticas e seguras, estratégias inovadoras como jogos educacionais se destacam. Eles oferecem uma aprendizagem experiencial em ambientes controlados, particularmente valiosos para áreas como o gerenciamento de riscos. O presente trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educacional "Risco em Jogo" como uma ferramenta para ensinar práticas de gerenciamento de riscos em projetos de software, visando melhorar a compreensão e aplicação desses conceitos por parte dos estudantes de cursos de computação. O jogo foi projetado para simular um ambiente de desenvolvimento de software, no qual equipes enfrentam desafios representativos de riscos negativos e oportunidades positivas. Os alunos que jogaram o Risco em Jogo responderam um questionário que permitiu avaliar sua experiência e percepção sobre o jogo. Os resultados preliminares indicam uma recepção positiva por parte dos participantes, destacando a eficácia do jogo em aumentar a conscientização sobre riscos em projetos de software. A análise da experiência do jogador revelou que os participantes se sentiram confiantes na capacidade do jogo de promover aprendizado, consideraram o jogo desafiador e divertido, e relataram uma boa interação social. Além disso, a maioria dos jogadores percebeu que o jogo contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos de gerenciamento de riscos. Observou-se também um interesse significativo na aplicação prática dos conceitos aprendidos durante o jogo, com alguns alunos expressando a intenção de utilizar o Risco em Jogo em suas próprias equipes de desenvolvimento. O Risco em Jogo demonstrou ser uma ferramenta promissora para o ensino de gerenciamento de riscos em contextos educacionais em cursos de computação, pois além de aumentar a conscientização sobre riscos, facilitou a interação social e promoveu uma aprendizagem envolvente e eficaz.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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