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dc.contributor.advisorBorelli, Viviane
dc.creatorDutra, Giovana Costa
dc.date.accessioned2024-09-25T14:55:00Z
dc.date.available2024-09-25T14:55:00Z
dc.date.issued2023-01-23
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/33077
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Sociais e Humanas, Comunicação Social - Jornalismo, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the discursive strategies produced by social actors who constituted the Jair Bolsonaro government at the ceremony in tribute to the International Women’s Day 2022. The event promoted by the Federal Government took place on March 8, at the Planalto Palace, and it was broadcast by TV BrasilGov on Youtube and in Jair Bolsonaro’s Facebook profile. The ceremony was intended to honor women and, among other initiatives, the government launched the incentive program to women's entrepreneurship, named “Brasil Para Elas”. The event and some of the news that circulated in the media regarding it were analyzed from the concepts of communication episodes, circuit and circulation by Braga (2017). The general objective of the study is to analyze the strategies constructed from the discourse analysis developed by Verón (1996; 2004) in different works. As specific objectives, we have: a) mapping in the digital media what was reported about the event; b) transcribe the speeches of the social actors involved in the ceremony and c) identify discursive strategies of the main social actors of the government. The mapping of the news was done through the keywords “women’s day”, “bolsonaro women’s day” and “bolsonaro women” research on Google and the titles were analyzed from the perspective of the reading contract (VERÓN, 2004). Afterwards, three discursive strategies, produced by the main social actors of the government, were identified - color pink, didacticism and care, which refer to the attempt to approach the female electorate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias discursivaspor
dc.subjectGoverno Bolsonaropor
dc.subjectDia Internacional da Mulher de 2022por
dc.subjectEpisódios comunicacionaispor
dc.subjectDiscursive strategieseng
dc.subjectBolsonaro governmenteng
dc.subjectInternational Women’s Day 2022eng
dc.titleGoverno cor-de-rosa: estratégias discursivas produzidas pelo governo Bolsonaro na cerimônia do dia internacional da mulher de 2022por
dc.title.alternativePink-coloured government: discursive strategies produced by the Bolsonaro government at the international women’s day 2022 ceremonyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoEste trabalho analisa as estratégias discursivas produzidas por atores sociais que constituíram o governo Jair Bolsonaro na cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher de 2022. O evento promovido pelo Governo Federal aconteceu no dia 8 de março, no Palácio do Planalto, e foi transmitido pelo canal TV BrasilGov no Youtube e no perfil de Jair Bolsonaro no Facebook. A cerimônia teve o intuito de homenagear as mulheres e, dentre outras iniciativas, o governo lançou o programa de incentivo ao empreendedorismo feminino “Brasil Pra Elas”. O evento e algumas das notícias que circularam na mídia a respeito do mesmo foram analisados a partir dos conceitos de episódios comunicacionais, circuito e circulação de Braga (2017). O estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias construídas a partir da análise dos discursos desenvolvida por Verón (1996; 2004) em distintas obras. Como objetivos específicos, temos: a) mapear nas mídias digitais o que foi noticiado sobre o evento; b) transcrever as falas dos atores sociais envolvidos na cerimônia e c) identificar estratégias discursivas dos principais atores sociais do governo. O mapeamento das notícias foi feito através de buscas com as palavras-chave “dia da mulher”, “bolsonaro dia da mulher” e “bolsonaro mulheres” no Google e os títulos foram analisados a partir da perspectiva do contrato de leitura (VERÓN, 2004). Depois, foram identificadas três estratégias discursivas produzidas pelos principais atores sociais do governo - cor rosa, didatismo e cuidado, que remetem à tentativa de aproximação com o eleitorado feminino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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