dc.contributor.advisor | Borelli, Viviane | |
dc.creator | Dutra, Giovana Costa | |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T14:55:00Z | |
dc.date.available | 2024-09-25T14:55:00Z | |
dc.date.issued | 2023-01-23 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/33077 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Sociais e Humanas, Comunicação Social - Jornalismo, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This paper analyzes the discursive strategies produced by social actors who
constituted the Jair Bolsonaro government at the ceremony in tribute to the
International Women’s Day 2022. The event promoted by the Federal Government
took place on March 8, at the Planalto Palace, and it was broadcast by TV BrasilGov
on Youtube and in Jair Bolsonaro’s Facebook profile. The ceremony was intended to
honor women and, among other initiatives, the government launched the incentive
program to women's entrepreneurship, named “Brasil Para Elas”. The event and
some of the news that circulated in the media regarding it were analyzed from the
concepts of communication episodes, circuit and circulation by Braga (2017). The
general objective of the study is to analyze the strategies constructed from the
discourse analysis developed by Verón (1996; 2004) in different works. As specific
objectives, we have: a) mapping in the digital media what was reported about the
event; b) transcribe the speeches of the social actors involved in the ceremony and
c) identify discursive strategies of the main social actors of the government. The
mapping of the news was done through the keywords “women’s day”, “bolsonaro
women’s day” and “bolsonaro women” research on Google and the titles were
analyzed from the perspective of the reading contract (VERÓN, 2004). Afterwards,
three discursive strategies, produced by the main social actors of the government,
were identified - color pink, didacticism and care, which refer to the attempt to
approach the female electorate. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estratégias discursivas | por |
dc.subject | Governo Bolsonaro | por |
dc.subject | Dia Internacional da Mulher de 2022 | por |
dc.subject | Episódios comunicacionais | por |
dc.subject | Discursive strategies | eng |
dc.subject | Bolsonaro government | eng |
dc.subject | International Women’s Day 2022 | eng |
dc.title | Governo cor-de-rosa: estratégias discursivas produzidas pelo governo Bolsonaro na cerimônia do dia internacional da mulher de 2022 | por |
dc.title.alternative | Pink-coloured government: discursive strategies produced by the Bolsonaro government at the international women’s day 2022 ceremony | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Jornalismo | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as estratégias discursivas produzidas por atores sociais que
constituíram o governo Jair Bolsonaro na cerimônia em homenagem ao Dia
Internacional da Mulher de 2022. O evento promovido pelo Governo Federal
aconteceu no dia 8 de março, no Palácio do Planalto, e foi transmitido pelo canal TV
BrasilGov no Youtube e no perfil de Jair Bolsonaro no Facebook. A cerimônia teve o
intuito de homenagear as mulheres e, dentre outras iniciativas, o governo lançou o
programa de incentivo ao empreendedorismo feminino “Brasil Pra Elas”. O evento e
algumas das notícias que circularam na mídia a respeito do mesmo foram
analisados a partir dos conceitos de episódios comunicacionais, circuito e circulação
de Braga (2017). O estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias
construídas a partir da análise dos discursos desenvolvida por Verón (1996; 2004)
em distintas obras. Como objetivos específicos, temos: a) mapear nas mídias
digitais o que foi noticiado sobre o evento; b) transcrever as falas dos atores sociais
envolvidos na cerimônia e c) identificar estratégias discursivas dos principais atores
sociais do governo. O mapeamento das notícias foi feito através de buscas com as
palavras-chave “dia da mulher”, “bolsonaro dia da mulher” e “bolsonaro mulheres” no
Google e os títulos foram analisados a partir da perspectiva do contrato de leitura
(VERÓN, 2004). Depois, foram identificadas três estratégias discursivas produzidas
pelos principais atores sociais do governo - cor rosa, didatismo e cuidado, que
remetem à tentativa de aproximação com o eleitorado feminino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |