Gestão de conflitos no contexto de uma escola pública estadual do município de São Pedro do Sul (RS). Ambiências socioculturais para a paz
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Date
2024-12-12Primeiro membro da banca
Cruz, Denise Santos da
Segundo membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
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Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa 2 – LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. A mediação dos conflitos parte da necessidade de buscarmos alternativas que apontem a possibilidade de uma educação para a cultura da paz, proporcionando ambiências socioculturais direcionadas para o Ensino Fundamental, tendo como contexto uma escola pública de São Pedro do Sul, RS. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral compreender como as ambiências socioculturais promovem a gestão de conflitos e a cultura para a paz em uma Escola Estadual de São Pedro do Sul, RS. Adotou-se como base de fundamentação a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner (1917-2005). Com a intenção de descrever a complexidade dos conflitos escolares, o estudo abrangeu um período de dois anos, entre janeiro de 2022 e janeiro de 2024. Foram investigadas as ocorrências de conflitos e os possíveis casos de violência, por meio de pesquisa narrativa (auto) biográfica (Josso, 2010, 2020); estudo documental de dispositivos legais pertinentes (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, Estatuto da Criança e Adolescente e a Constituição Federal de 1988) e estudo bibliográfico dos referenciais teóricos. As materialidades da pesquisa foram produzidas, ainda, nas rodas de conversas entre estudantes, professores e gestores, documentos escolares e na busca nos livros de ocorrências e arquivos da escola. As contribuições de Wallon (1975), Chauí (1998), Marcelo (1999), Libâneo (2001), Debarbieux (2002), Lipovetsky (2005), Chrispino (2007), Ghedin e Franco (2011), Behrens (2013) , Vinha e Tognetta (2014) foram importantes para a discussão dos resultados. Desta forma, as ambiências socioculturais para a paz impactaram com atividades construtivas para melhorar a mediação dos conflitos e minimizar a violência no Ensino Fundamental de Escolas públicas. O produto educacional foi a produção e distribuição de um podcast, no qual a comunidade escolar se manifestou colaborativamente a fim de minimizar os conflitos escolares, apontando para a importância dos círculos de conversa e, portanto, das ambiências socioculturais para a paz. A educação integral dos educandos reforça o seu papel protagonista no processo (auto) formativo e, através do olhar atento e da escuta sensível dos gestores escolares, implica na construção da cidadania e da educação para a paz.
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