Gestão da formação em contexto: processos de criação da documentação pedagógica formativa
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Date
2024-12-12Primeiro membro da banca
Tomazzetti, Cleonice Maria
Segundo membro da banca
Werle, Kelly
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Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, e tem como objetivo principal compreender se a proposta de gestão da formação em contexto, experienciada pelo coletivo docente que habita o CEI Casa da Criança, possibilita viver processos de práticas pedagógicas colaborativas. A presente pesquisa surge com a reforma física, estrutural, pedagógica do CEI Casa da Criança, além da ampliação da estrutura da sede e a criação da Unidade, trazendo a necessidade de formar um coletivo docente para pensar e atuar na (re)construção da identidade da escola, com propostas colaborativas. Esta pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, sendo considerada de natureza aplicada e implicada por estar atrelada ao contexto de trabalho da pesquisadora. Construída pela perspectiva da pesquisa-ação, percorrendo a ideia de artesania. Sendo considerados sujeitos o coletivo docente que habita na escola. As estratégias utilizadas na pesquisa foram: os encontros formativos, que se configuram pelas reuniões pedagógicas, reuniões de planejamento colaborativo e os movimentos do dia a dia; e os registros formativos documentados de duas maneiras, individualmente e coletivamente. Para o registro dos processos percorridos pelas estratégias propostas foram utilizados três instrumentos: o registro da pesquisadora em forma de um caderno do vivido, o registro individual dos docentes, chamado de livreto, e o registro coletivo feito a partir da sistematização dos encontros formativos. Esses movimentos geraram três grandes linhas que transitaram por todo o desenvolvimento da pesquisa: a formação em contexto, a documentação dos processos de construção das práticas, e os atravessamentos da gestão do contexto. Tais linhas organizaram o diálogo entre os processos e contribuíram para a reflexão, compreensão, resistência e possibilidades de transformação do vivido individual e coletivamente. Contudo, percebeu-se que não chegamos ao fim do percurso, pois esse caminho formativo continua, com novas experiências e trajetórias que contribuirão para proposta pedagógica, mas, apresenta-se como resultado desse processo de formação em contexto, a elaboração de uma Documentação Pedagógica Formativa, possibilitando documentar práticas e reflexões, assim os docentes constroem sua identidade profissional e como grupo, fortalecendo o reconhecimento de seu papel reflexivo e transformador, dando visibilidade às suas construções e (re)construções de significados embasados nas relações entre teoria e prática, criando um protagonismo profissional que enriquece e qualifica o trabalho no contexto escolar e demonstra a importância da construção de práticas pedagógicas significativas e participativas.
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