Investigando possibilidades de aprendizagem significativa no ensino da geometria por meio de uma UEPS
Date
2024-11-29Primeiro membro da banca
Paula, Michel Cambrainha de
Segundo membro da banca
Tonet, Luciane Gobbi
Metadata
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Este trabalho foi motivado a partir da prática de sala de aula da autora, que por ter
experiência com alunos do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental, percebeu diversas
dificuldades referentes a conceitos de geometria, cita-se especificamente a área e o perímetro,
estes que através da criação e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS) em duas turmas do sexto ano, de uma escola estadual do Noroeste do
Estado do Rio Grande do Sul serão investigados e avaliados de acordo com suas evidências
de aprendizagem significativa, no decorrer desta dissertação. Fundamenta-se o trabalho
através de revisão bibliográfica no banco de dissertações do PROFMAT, na Teoria da
Aprendizagem Significativa, nas UEPS, na BNCC e seus objetos do conhecimento
relacionados à geometria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com um olhar atento para a
avaliação recursiva e formativa. Na aplicação da UEPS foram utilizados materiais e recursos
didáticos diferenciados, de acordo com seus oito passos, observou-se um grande
envolvimento, participação e colaboração entre os alunos, porém com alguns problemas de
linguagem. Percebeu-se com a aplicação que o instrumento trouxe muitas contribuições para a
prática em sala de aula, além de ser considerado um material simples, consistente e que pode
ser utilizado por aqueles professores que, assim como a autora deste trabalho de pesquisa, são
inquietos e querem que seus alunos aprendam “de verdade”, ou seja, deem significado a sua
aprendizagem. Conclui-se que aliar experiência - estudo - novas práticas, pode ser um
caminho para melhorar a matemática em prol de uma aprendizagem significativa, através das
UEPS.
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