Encontros formativos de um coletivo docente em uma escola pública de educação infantil
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Date
2024-12-11Primeiro coorientador
Cancian, Viviane Ache
Primeiro membro da banca
Lunard, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Cardonet, Vivien Kelling
Metadata
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A pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) na Linha de Pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos
Educativos. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de Educação
Infantil no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Cachoeira do Sul, EMEI
APCRIM. O estudo norteou-se com a seguinte problemática: Quais caminhos
formativos percorrem os professores da EMEI APCRIM, para construção do trabalho
pedagógico comprometido com as infâncias? O objetivo geral foi pautado em:
Pesquisar por quais caminhos formativos os professores da EMEI APCRIM
percorrem para construção do trabalho pedagógico comprometido com as infâncias.
E como objetivos específicos: - Possibilitar aproximações entre o caminho percorrido
pela pesquisadora e o contexto de trabalho na EMEI APCRIM. - Construir um
caminho de formação colaborativa com o grupo docente. - Descrever quais Políticas
educacionais para a Educação Infantil têm sido desenvolvidas no âmbito do Sistema
Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul, em consonância com a legislação
nacional. - Traçar linhas de encontros e distanciamentos entre os processos de
formação de professores propostos pelo municipio e no Projeto de Formação
Continuada da EMEI APCRIM. - Dialogar com os dados coletados, afim de refletir
sobre como tem se construído os processos de formação de professores na escola
pesquisada. - Compartilhar/apresentar através da elaboração de produto
educacional materializado em um Portfólio Digital as trajetórias e processos da
formação em contexto dos professores da EMEI APCRIM. O caminho metodológico
será realizado a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, aplicada e
implicada no contexto de trabalho dessa pesquisadora e através da artesania
(MILLS, 2009) e complexidade (MORIN, 2000). O referencial teórico deste estudo
está embasado em Freire (2018), Oliveira-Formosinho (2018), Minayo (2019), Morin
(2000), Mills (2009), dentre outros. O processo desse trabalho será descrito através
de encontros formativos que acontecem mensalmente com o grupo de profissionais
que atuam na escola, professores. Como produto será apresentado ao final da
pesquisa um portfólio digital que vem sendo produzido e que será entregue para
Secretaria Municipal de Educação como proposta para futuras reflexões.
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