A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática
Resumo
Este trabalho de tese tem a intenção de aprofundar alguns tópicos da (inter)relação teoria e prática no âmbito filosófico-expressivo da formação docente. O estudo objetiva promover uma discussão acerca da dimensão estética dos processos formativos da docência, vislumbrando as possibilidades de o conhecimento incorporar de forma não estandardizada os aspectos dissonantes da realidade. De modo geral, esta preocupação é corrente na filosofia de Theodor Adorno, por isso sua proposta de uma virada para a materialidade é enfocada neste trabalho como uma abordagem que se esforça em cingir diferentes elementos para a expressão conjunta dos valores agregados ao conhecimento. Com este escopo de pesquisa, a problemática delimita-se da seguinte maneira: quais imagens de professor se propagam através da instância expressiva da linguagem pedagógica? Para uma aproximação compreensiva desta problemática, o estudo realiza um mapeamento das imagens da docência constituídas nos textos apresentados no GT 17 Filosofia da Educação - da ANPEd no período de 2007 a 2010. Ao empreender uma leitura hermenêutica sobre estas produções, é possível avaliar em que medida o caráter enfático da linguagem contribui para a reconstrução crítica da relação entre teoria e prática, assim como para a compreensão da formação docente enquanto síntese do múltiplo. Esta é, portanto, uma tentativa de (re)aproximar a licenciatura de seu sentido pedagógico mais amplo, realocando a dimensão estética da racionalidade como ponte importante para a compreensão das produções culturais e dos diferentes discursos que reivindicam legitimidade nos contextos educacionais.